Festival de Filmes sobre Energia Nuclear

16/05/2011

Mina de urânio em Caetité, pesadelo. Foto: fatorambiental.com.br

O festival começa hoje e vai até 28 de maio.

O filme “Brasiliens strahlende Zukunft – Mineração de Urânio em Caetité”, (Alemanha, 2011, 43 min), Direção de Ralph Weihermann terá première mundial no 1º Festival Internacional de Filmes sobre Energia Nuclear – Urânio em Movi(e)mento, que começa hoje (16) em Santa Teresa, no Rio de Janeiro. O evento, que vai até o próximo dia 28, acontecerá no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo e no Centro Cultural Parque das Ruínas. O filme sobre a mina de urânio de Caetité será exibido no dia 28/05, às 14h e será seguido de debate sobre a questão nuclear no Brasil com foco em mineração de urânio e o acidente com césio 137 em Goiânia. O debate terá a participação dos professores Telma Camargo da Silva (UFG), antropóloga, e Luiz Eduardo Jorge (PUC-GO), documentarista. Estão sendo esperados representantes de Caetité, cidade que sedia com a vizinha lagoa Real a atual mineração de urânio do Brasil, levando pesadelos para a população que sao registrados no filme.

Outros dois filmes relacionados ao Brasil que serão exibidos no festival são “Césio 137. O brilho da morte”, do Diretor Luiz Eduardo Jorge; e “Céio 137 – o pesadelo de Goiânia”, do cineasta baiano Roberto Pires, ambos tratam do maior acidente nuclear do Brasil, ocorrido em 1987, na capital de Goiás.

Um juri composto de cineastas, cientistas e jornalistas escolheu os finalistas entre 34 selecionados, para competir aos prêmios de melhor curta e melhor longa metragem do Festival. “O filme ‘Césio. O brilho da morte’ está selecionado entre os finalistas. “É um filme contundente”, diz João Luiz Leocádio. Este filme questiona a competência das autoridades brasileiras sobre a segurança nuclear. Isso precisa ser discutido na sociedade brasileira. “O filme revela que além da questão das usinas nucleares como Angra 1 e 2, o Brasil precisa discutir também sobre o lixo nuclear dos hospitais e centros de radiologia.

Com Mostra Itinerante em São Paulo (3 a 5 junho), Recife, João Pessoa, Natal e Fortaleza (agosto) e Salvador (setembro) .

O Festival pretende informar a sociedade e estimular produções independentes audiovisuais sobre energia nuclear e todo o ciclo nuclear, os riscos da radioatividade e especialmente sobre exploração, mineração e o processamento de Urânio. Toda sociedade, todo povo tem o direito de escolha. Mas para decidir, é necessário informação. Acreditamos que informação independente é essencial para o cidadania global.

Entre os finalistas, estão também:

“The Return of Navajo Boy (O Retorno do Menino Navarro), EUA, do Diretor Jeff Spitz. O filme fala sobre o Território do Povo Navarro (Diné), no Arizona e Novo México e sobre a história da mineração de urânio nas décadas de 1940 e 1950. Até hoje o povo Navarro está sofrendo com as consequências graves da radiação e com os resíduos radioativos que poluem a terra, a água e o ar. É uma première latino americana.

Into Eternity (Ao Infinito), Dinamarca, 2009, do Diretor Michael Madsen. O filme questiona se um depósito seguro de lixo radioativo das usinas nucleares é realmente possível. Quem vai proteger este lixo por pelo menos cem mil anos?

Beating the Bomb (Combate à Bomba), Inglaterra, 2010, do Diretor Wolfgang Matt e Meera Patel. Um filme sobre o movimento pela paz na Inglaterra contra a bomba atômica. Première latino americana.

Tchernobyl, une histoire naturelle? (Chernobyl, uma história natural?), França, 2010, do Diretor Luc Riolon. O filme mostra o acidente nuclear de 26 de abril de 1986 na Ucrânia e o que aconteceu com a natureza neste lugar mais de 20 anos depois.

Om bergen faller sönder (Embaixo da Terra), Suécia, 2010, da Diretora Klara Sager. Um filme sobre uma comunidade ao norte da Suécia e uma empresa de mineração internacional em fase de prospecção para instalar uma futura mineração de urânio.

Conheça toda a programação e os horários no site do Festival. http://www.uraniumfilmfestival.org/
Com informações de Agostinho Vieira

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 47 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: