Um campeonato medíocre

15/05/2012

A volta do Ypiranga, aqui numa disputa com o Bahia no antigo Campo da Graça,  foi a novidade da temporada.

Por Mônica Mello

Como apaixonada que sou pelo venerado esporte bretão, mas de alma irrevogavelmente brasileira, acompanhei a primeira divisão do campeonato baiano. Verdade que praticamente só assisti aos jogos da dupla Ba-Vi, mas o que vi me deixa à vontade para afirmar que esse campeonato acabou como começou: sem novidades importantes para o futebol baiano. Sendo ainda mais austera, 2012 foi medíocre para o esporte.

Em quase quatro meses de competição, o que vimos foi a repetição da velha forma de fazer e participar de um campeonato estadual. E se em 2011 um time do interior deu uma mordida na hegemonia dos times da capital, este ano a polarização entre os dois principais times voltou a dominar a fase final.

Tricolores se sentirão injustiçados com essa afirmação, afinal voltaram ao estrelato ao erguer a taça estadual após dez anos de jejum. E os rubro-negros, coadjuvantes pelo segundo ano consecutivo desse campeonato emaranhado em teia de aranha, reclamarão a artilharia recordista do seu centroavante. Quanto aos times do interior… desempenho de figurantes.

A grande novidade no Baianão, em 2012, veio mesmo da segunda divisão, uma zona obscura quando se trata de campeonatos estaduais. Obscura porque sem recursos, visibilidade (leia-se cobertura da mídia) e infraestrutura. A volta do Esporte Clube Ypiranga, embalado em estratégias de marketing, espanou parcialmente o bolor dessa competição centenária. Se o “mais querido” vai levantar voo… os próximos campeonatos dirão. Quem sabe a tão falada “terceira força” do futebol baiano não começou este ano a sua caminhada à hegemonia aurinegra?

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 47 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: