Salvador me fez bem

27/03/2011

Cheguei à capital em 1976, escapando do ar seco de Feira de Santana para a umidade soteropolitana onde a brisa sopra do mar de manhã, de tarde e de noite. Em Feira, a saúde não era das piores, mas ocasionalmente uma gripe me acometia, quadro que em Salvador modificou-se consideravelmente. Os estados gripais de antes rarearam até desaparecerem, sendo, contudo, substituídos por uma rinite alérgica que vez em quando me visita, mas nada que tire minha tranquilidade, agora que já aprendi a conviver com ela e só experimentar crises no máximo duas vezes por ano. É a glória! E a razão é o clima de Salvador.

Vim para cá a trabalho, como barnabé concursado que teve de, durante 35 anos, oprimir-se entre quatro paredes, suspirando pelo sol e a paisagem através de uma janela. Nos primeiros dias na cidade, assim que deixava o expediente – e os dias em que o horário de verão imperava foram fundamentais – corria para o Belvedere  da Sé, para apreciar o por do sol, respirando a brisa, mordiscando frutas ou experimentando os sorvetes d’A Cubana. Salvador cuidou de mim, minha saúde melhorou e agora olho melhor para a cidade, porque respiro melhor.

Texto: Chico Muniz
Foto: Belvedere da Sé, por Kátia R. Borges

Anúncios

2 Respostas to “Salvador me fez bem”

  1. Chico Muniz Says:

    Já dizia o desbocado Gregório de Mattos e Guerra: “De dous efes se compõe esta cidade ao meu ver”… Ao tempo do Boca do Inferno os dois efes são sabidos dos letrados; hoje passamos a reinterpretá-los. Um “f” seria de fantasmas, os que assombram a cidade e não deixam que efetivamente ela se desenvolva; o outro será, em consequência, de falta: falta muita coisa aqui como falta no Brasil: seriedade no trato com a coisa pública, honestidade, dignidade, respeito ao povo sofrido… A cidade aniversaria. Que presentes lhe dar?

  2. Katia Regina Borges Says:

    Salvador merece um(a) administrador(a) que se aproxime dos adjetivos listados no segundo “F”, dentre tantas outras cositas mas!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: