Salvador me fez bem

27/03/2011

Cheguei à capital em 1976, escapando do ar seco de Feira de Santana para a umidade soteropolitana onde a brisa sopra do mar de manhã, de tarde e de noite. Em Feira, a saúde não era das piores, mas ocasionalmente uma gripe me acometia, quadro que em Salvador modificou-se consideravelmente. Os estados gripais de antes rarearam até desaparecerem, sendo, contudo, substituídos por uma rinite alérgica que vez em quando me visita, mas nada que tire minha tranquilidade, agora que já aprendi a conviver com ela e só experimentar crises no máximo duas vezes por ano. É a glória! E a razão é o clima de Salvador.

Vim para cá a trabalho, como barnabé concursado que teve de, durante 35 anos, oprimir-se entre quatro paredes, suspirando pelo sol e a paisagem através de uma janela. Nos primeiros dias na cidade, assim que deixava o expediente – e os dias em que o horário de verão imperava foram fundamentais – corria para o Belvedere  da Sé, para apreciar o por do sol, respirando a brisa, mordiscando frutas ou experimentando os sorvetes d’A Cubana. Salvador cuidou de mim, minha saúde melhorou e agora olho melhor para a cidade, porque respiro melhor.

Texto: Chico Muniz
Foto: Belvedere da Sé, por Kátia R. Borges

2 Respostas to “Salvador me fez bem”

  1. Chico Muniz Says:

    Já dizia o desbocado Gregório de Mattos e Guerra: “De dous efes se compõe esta cidade ao meu ver”… Ao tempo do Boca do Inferno os dois efes são sabidos dos letrados; hoje passamos a reinterpretá-los. Um “f” seria de fantasmas, os que assombram a cidade e não deixam que efetivamente ela se desenvolva; o outro será, em consequência, de falta: falta muita coisa aqui como falta no Brasil: seriedade no trato com a coisa pública, honestidade, dignidade, respeito ao povo sofrido… A cidade aniversaria. Que presentes lhe dar?

  2. Katia Regina Borges Says:

    Salvador merece um(a) administrador(a) que se aproxime dos adjetivos listados no segundo “F”, dentre tantas outras cositas mas!


Deixe um comentário

