Usina de urânio é área de segurança nacional

31/03/2011

As informações sobre acidentes e riscos de novos acidentes no âmbito da usina de urânio de Caetité/Lagoa Real são de posse exclusiva das empresas e órgãos federais. A gestão da usina é feita Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e controlada pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e é tratada como assunto de segurança nacional.

A falta de mais informações sobre as operações da mineradora, levou o Ministério Público Federal a ajuizar ação civil pública para apurar vazamentos de “licor de urânio” sobre corpos d’água da região. Os geólogos afirmam que as águas locais, de aquífero cristalino,  já contém radioatividade que se desagrega das rochas fissuradas, que ficam em contato com as águas. É verdade que a contaminação das águas da região pode ocorrer por processos naturais, afinal a geologia da região é formada também pelo urânio. Mas qual é o impacto desses vazamentos da mina? Muita coisa precisa ser revelada.

A população tem carência de informções verídicas, pois há notícias de que ocorreram dez acidentes que ficaram sem esclarecimentos definitivos. Observadores locais afirmam que a empresa de mineração atua de modo a dificultar as relações com a comunidade, omitindo dados e gerando desconfianças.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: