Urânio leva Caetité para o Mapa da Injustiça Ambiental

01/04/2011

A contaminação de recursos hídricos e do solo são os principais impactos sobre a saúde da população local provocados pela mina de urânio de Caetité, segundo o Mapa da Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil, elaborado pela Fiocruz e Fase, com o apoio do Departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde Leia aqui.

A população atingida pelos riscos da mina são, sobretudo, agricultores familiares e moradores de terrenos contaminados. Para Marcelo Firpo Porto, autor do livro “Uma Ecologia Política dos Riscos”, pesquisador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – ENSP/Fiocruz além dos riscos identificados, há queixas generalizadas que se referem “à falta de transparência acerca dos processos de licenciamento, da gestão ambiental e de saúde dos trabalhadores por parte das Indústrias Nucleares Brasileiras (INB). Por exemplo, a falta de transparência com relação aos casos de vazamentos e acidentes na região, incluindo a liberação de licor de urânio no ecossistema local”, afirmou.

Firmo disse também que “embora a empresa tenha divulgado que a mineração não provoque problemas de saúde à população, tais afirmações encontram-se baseadas em dados
preliminares de um estudo epidemiológico de pesquisadores da Fiocruz contratado
diretamente pela INB”. Ele apontou, porém, que “existem problemas importantes nas bases de dados de saúde, em particular as que fornecem dados de morbidade e mortalidade, e há necessidade de estudos mais independentes e de longo prazo que possam melhor avaliar os riscos, principalmente os de médio e longo prazo, para a saúde da população que vive no local, mas também para os trabalhadores”.

Leia entrevista completa em: http://racismoambiental.net.br/2011/03/crise-energetica-impasses-e-riscos-das-formas-de-energia-produzidas-atualmente-entrevista-especial-marcelo-firpo-porto/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: