Bicicletas e outras acrobacias do futebol

10/04/2011

Por Haroldo Abrantes

As chuvas de outono chegaram e Aurélio não pôde ir para o trabalho em sua bicicleta, nem Rina para a escola em sua magrela.  Eles tiveram de pegar o velho e nada bom buzu e enfrentar os engarrafamentos que ficam piores nos dias de chuva.


Esta semana ouvi o prefeito João Henrique perguntar para si mesmo quanto tempo levaríamos (lá ele) para construir uma segunda etapa do metrô. “Mais onze anos?”.
Em outro canto da cidade escutei um parlamentar governista do PT afirmar que a cidade não pode se submeter aos interesses de grupos econômicos. “São os grupos econômicos que têm de se adequar aos interesses da cidade e isto não vem acontecendo”. Na mesma reunião um outro parlamentar,  que já foi prefeito e agora é deputado federal da oposição, denunciou o lobby dos donos dos buzus como co-responsável pela falta de um transporte de massa eficiente na cidade.

A Copa do Mundo da Fifa de 2014 usará nossa cidade como subsede de alguns jogos. Não sabemos quantos ainda. Existe a possibilidade de acontecer também partidas da Copa das Confederações, da Fifa, no ano de 2013. A realização de partidas desses torneios internacionais da Fifa parece que é nossa principal esperança de alguma solução para o nosso grave problema de mobilidade urbana. É uma exigência da Fifa que a cidade que sediar jogos de seus torneios tenha bons transportes de massa e isso tem motivado os governantes do estado e município a pensarem em alternativas para a massa que anda de transporte público em Salvador. Nesta “massa” estão incluidos Aurélio e Rina, em dias de chuva.

Louvemos a Fifa e seus torneios.

O problema é que até agora os governistas do estado e municípios ainda não conseguiram decidir qual será o projeto a ser implantado. O prefeito defende a implantação de BRT´s, que quer dizer, corredores exclusivos para ônibus exclusivos, os BRT´s (bus rapid transport). Solução apontada como mais barata e mais rápida execução. Esta é uma solução que deu certo em Bogotá na Colômbia, diz o prefeito JH.

Do outro lado da disputa está o senador Walter Pinheiro, capitaneando as pretensões dos governistas estaduais. Defende a implantação de VLT´s, veículos leves sobre trilhos, que dizer, trens, metrô. Na verdade ninguém duvida que a solução VLT, trens, metrô, seja a melhor. A dúvida é se seremos (lá eles) capazes de construir uma segunda etapa do metrô antes da Copa de 2014. O prefeito João Henrique afirma que só a licitação para execução das obras levará seis meses, no mínimo.

Há algum tempo venho sugerindo em conversa com amigos que deveríamos esquecer o sonho de ter um metrô em Salvador. O que já foi construído seria implodido, como fizeram com a Fonte Nova, no lugar construiríamos de volta as pista exclusivas de ônibus, que existiam antes da obra do metrô, antes de descobrirmos os BRT´s colombianos. Essa opção também resolveria o problema do preço da passagem de um metrô de apenas seis quilômetros (o menor do mundo?). Uma outra solução serviria apenas para os dias de jogos da Copa da Fifa. Decretaríamos feriado, ninguém andaria de carro, somente bikes, motos e ônibus, nos três dias que tiverem jogos da Copa 2014, aqui em Salvador.

Apenas três jogos, foi o que escutei por aí.

Foto: Haroldo Abrantes

Anúncios

2 Respostas to “Bicicletas e outras acrobacias do futebol”

  1. Aurélio Says:

    Li seu artigo,caro, Haroldo, e gostaria de lembrar que o prefeito João Henrique, quando da candidatura, disse que ia encher Salvador de ciclovias. Pinheiro, candidato derrotado, fez a mesma promessa. Até hoje espero. Enquanto isso, já fui atropelado uma vez na Magalhães Neto, por uma mulher que estava dando uma roubadinha pra não ter de retornar lá em frente ao Colégio Módulo.

  2. Luciana Says:

    Parabéns Haroldo. Boa solução para o problema da mobilidade… Feriado, ninguém anda de carro e todos chegarão na Fonte Nova… Rs. Vi uma peça este fim de semana, que deu uma ótima ideia para o metrô da cidade… Serão os Jardins Suspensos da Bonoco… Tudo plantando, cheio de verde e com uma serventia visual.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: