China ameaça o controle dos recursos naturais brasileiros

11/04/2011

O governador Jaques Wagner chegou hoje (11) na China, acompanhando a presidente Dilma Roussef. Segundo a assessoria do governo baiano, Wagner buscará estabelecer parcerias e incrementar o comércio bilateral com o país asiático, especialmente na área de agricultura familiar. Resta saber se este é realmente o interesse dos chineses, que são agressivos no comércio internacional e têm investido, fundamentalmente, no acesso aos recursos naturais.

Até agora a maior parte dos investimentos chineses visou controlar a exploração de minério de ferro em duas jazidas de MInas Gerais, bem como explorar áreas de petróleo e siderurgia no Rio de Janeiro. Mas existe também uma preocupação adicional de setores da sociedade brasileira, que é a compra de vastas áreas de terras agricultáveis na Bahia e em Goiás.

Leia mais

O Brasil foi o principal destino de investimento chinês em 2010, de acordo com a entidade americana Heritage Foundation. Neste ano, cerca de US$ 13,7 bilhões foram investidos por chineses no Brasil. O número exclui títulos públicos e investimentos de menos de U$ 100 milhões.

Leia aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: