Movimento defende veículos leves sobre trilhos para Salvador

14/04/2011

Um grupo de ativistas digitais   profissionais e estudantes empenhados pela causa social do transporte de massa lançou na Internet o manifesto e um abaixo-assinado, a ser entregue ao governo do estado, visando a implantação do sistema de veículos leves sobre trilhos (VLT) em Salvador. O texto do manifesto é o seguinte:

“Salvador passará por um momento histórico de mobilidade urbana na av. Paralela quando, no próximo mês, o Governo do Estado da Bahia escolherá entre dois modelos de transporte urbano de massa: o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que representa a modernidade e a eficiência, e o BRT, sigla em inglês criada para dar um ar diferente ao corredor de ônibus que ainda existe na cidade, que representa a manutenção de um modelo de transporte baseado em ônibus já ultrapassado e saturado.

O VLT é capaz de transportar até 750 passageiros por veículo de modo seguro, rápido (velocidade de 70km/h), confortável, utilizando energia limpa, com câmeras de segurança em todos os lugares – o que leva à menor probabilidade de assalto, conservando o verde da av. Paralela – com a instalação dos trilhos sobre a grama, com pontualidade – pois será mais automatizado, e integrado ao futuro metrô de Salvador.

Enquanto isso, o BRT transportaria somente 160 passageiros por ônibus, lento (até 30km/h), poluidor – necessita queimar milhares de litros de óleo diesel diariamente prejudicando o meio ambiente e elevando o calor em nossa cidade, e necessitaria reduzir o canteiro central da av. Paralela construindo com asfalto mais duas pistas. Sem falar na insegurança dos constantes assaltos a ônibus – gravíssimo problema que assusta quem utiliza o ônibus e que, certamente, será um fator contra a decisão da classe média de deixar o carro em casa e passar a utilizar o transporte de massa. Com o BRT, sistema patrocinado pelos empresários de ônibus, a cidade continuaria refém dos constantes aumentos do valor da passagem de ônibus e das interrupções das vias de acessos para protestos.

Centenas de cidades no mundo testaram e aprovaram o VLT, sobretudo as cidades européias e até mesmo no Nordeste do Brasil como Fortaleza, Juazeiro do Norte e Crato no Ceará, Recife e Maceió. São cidades que apostam no transporte público de qualidade para seus cidadãos.

O BRT, cada vez mais ultrapassado, ainda é utilizado em cidades de países subdesenvolvidos, como Bogotá, na Colômbia e Cidade do Cabo, na África do Sul. Para difundir o BRT o Sindicato dos Empresários de Ônibus de Salvador financiou a ida de vários jornalistas a Bogotá com tudo pago, isso demonstra o investimento que tem sido feito na mídia baiana pelo BRT.

A definição pelo VLT é apenas um começo para o estabelecimento de um novo modelo de transporte que alcançará as cidades de Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari, enquanto que o BRT chegaria apenas ao aeroporto de Salvador. O investimento inicial no VLT é maior, mas o custo de manutenção mensal é menor – o que poderá tornar o valor da passagem mais barata. Os benefícios do VLT são infinitamente superiores ao BRT.

Participe deste movimento, faltam poucos dias, acesse o blog na internet – vltemsalvador.blogspot.com – participe das mobilizações que serão organizadas, convide a sua família, os seus amigos, colegas de trabalho, vizinhos e desconhecidos. Procure o(a) seu(sua) vereador(a) e deputado(a), diga-lhe que você quer o VLT. Vamos fazer uma corrente do bem pelo VLT. Por fim, assine o nosso abaixo-assinado.

Blog – vltemsalvador.blogspot.com
E-mail – vltemsalvador@gmail.com
Facebook/vltemsalvador
Orkut/vltemsalvador
Twitter/vltemsalvador
Youtube/vltemsalvador”

Vejam imagens do VLT no Nordeste.

O Ceará terá VLT em 3 cidades do interior (Sobral, Juazeiro e Crato).

Em operação-teste entre Juazeiro e Crato, interior do Ceará

Este está em operação-teste entre Juazeiro e Crato.

Este está em montagem para operar em Fortaleza

Este azul é o de Recife – serão 8 com três vagões cada.

Anúncios

5 Respostas to “Movimento defende veículos leves sobre trilhos para Salvador”

  1. Tuzé de Abreu Says:

    Sou totalmente favorável aos veículos leves sobre trilhos.

  2. Alvaro Says:

    Agradecemos a divulgação, mas há um pequeno detalhe. Somos muito mais do que ativistas digitais, nós nos reunimos presencialmente, conversamos olho no olho, temos projetos e metas a cumprir. Gostaríamos de ser chamados de “Profissionais e estudantes empenhados pela causa social do transporte de massa”.

    Agradecido, forte abraço,
    Se puderem corrigir, ótimo.
    Divulgaremos em nosso blog.
    Abraço, Álvaro

  3. Antonio Carlos Santos Says:

    Gostaria de engrossar as fileiras de todos os soteropolitanos que defendem o VLT como trasnsporte de massa no centro de salvador. Agora, um veiculo moderno e funcional, de preferencia que a energização nãoo seja por cima e sim nos trilhos, para não enfeir a cidade e sua paisagem nas avenidas…ok!


  4. Estarei assinando a proposta.
    Já encaminhei um e-mail ao senador Walter Pinheiro, um dos poucos que propõe o VLT a fazer um plebiscito sobre o assunto.

    Sugiro fazer o mesmo.

    Isso tudo ocorre pela falta de participação popular na nossa incipiente democracia.

    Escrevi um e-mail para o senador Walter Pinheiro propondo a realização de plebiscito para decisões em vários assuntos, inclusive sobre a forma de transporte coletivo que o povo prefere. Ele parece ser um dos poucos defensores do VLT. Ainda não obtive resposta.

    Josias Pires respondi ao seu comentário no Blog do Nassif sobre Uibitu Smetak.

    Entre em contato com meu e-mail vivicrias@gmail.com para alguns assuntos em off.
    Abraços.
    Assis Ribeiro

    http://assisprocura.blogspot.com/


  5. Precisamos nos unir contra os interesses de poucos e nos juntar em defesa da cidade. Parabéns pela iniciativa.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: