Judas tem destino incerto em Iaçu

23/04/2011

A poucas horas da leitura do seu testamento, Judas  ainda não sabe se será queimado, enforcado, apedrejado ou se terá a pele salva em Iaçu, cidade da Chapada Diamantina, a 310 km de Salvador. 

O testamenteiro e ferroviário aposentado,  João Empenado, disse que recebeu o recado de que a prefeitura não autorizaria a queima para evitar acidentes com os fogos que recheiam o corpo do traidor de Jesus, conforme a tradição, embora há 15 dias já tinha recebido o OK, também verbal, de um dos secretários da prefeitura.

De qualquer maneira, Empenado confirma a leitura do testamento para logo mais às 20 horas, na Praça dos Ferroviários. Mas o destino do Judas, confeccionado por Ápio Vilas Boas Filho (foto), que herdou do pai a arte de fogueteiro, ainda é incerto.

A informação que corre de bar em bar na cidade é que a proibição veio depois que circulou  a notícia de que o Judas seria o vereador José Leite Claudio Silva, o Neto da Cerâmica, líder do governo na câmara  e autor do projeto de lei que proibiu os bares de funcionar por 30 horas, de zero hora da sexta feira da paixão às seis horas da manhã do sábado de aleluia.

Neto garante que não tem nada a ver com a proibição: “O projeto  foi baseado no princípio de fazer o que é de Deus e não ia me importar nem um pouco de ser malhado como Judas por causa disso”, garante.

Esta não seria a  primeira vez que os políticos da cidade tentam evitar a queima do Judas. Empenado lembra que deixou fazer os testamentos, atividade que herdou também do seu pai, por conta deste tipo de pressão. Na última vez em que organizou a festa, em 2003, teve que pedir  proteção policial e apoio da juíza da cidade para malhar o Judas em praça pública, por conta da pressão de políticos.

Atualizado em  24 de abril

Judas foi queimado em silêncio, sem testamento, com poucas testemunhas, por volgta das 23 horas, na rua Lauro de Freitas,  bairro ferroviário de Iaçu. Segundo Ápio,  não foi uma queima de Judas,  foi uma queima de arquivo.

Anúncios

3 Respostas to “Judas tem destino incerto em Iaçu”

  1. Deborah Says:

    Correção:
    O vereador é José Antonio Dias Leite.
    NR: Corrigido. Grato.


  2. Aos leitores deste site de grande importância para que as pessoas possam estar imformados do vem acontecendo na nossa querida bahia e hoje de modo bem particular em Iaçu.
    Amados(as)
    Primeiro quero aqui fazer uma justificativa com relação ao projeto de lei de minha autoria que teve a aprovação de todos os vereadores onde o prefeito veio a sancionar a lei. proibindo em nosso Municipio Iaçu Ba, a obrigatoriedade do fechamento dos bares na Sexta-feira da Paixão.
    com a seguinte justificativa.
    Entendo a necessidade de coibir a violência que a dia vem crescendo em nossa Cidade, em especial nas datas santificadas, historicamente de pouca violencia, coisa que já não acontece mais, é que estamos apresentando, depois de ouvir a comunidade cristã, um Projeto de Lei que venha contribuir para essa diminuição.É fato que o álcool contribui no aumento de acidentes de veiculos, na violencia entre pessoas e na vias de fato, podendo chegar à morte.
    Temos o propósito de zelar pela segurança da população; e mais que coibir com a ação direta, necessário se faz preservar valores culturais, sociais, politicos e religiosos. A Semana Santa, é de modo bem particular, a Sexta Feira Santa, quando os cristãos celabram a Paixão e Morte de Jesus Cristo, deve ser sustentado no conciente coletivo, como um momento de maior recolhimento espiritual, pessoal e familiar para que as pessoas redescubram o sentido e valor do Sagrado, do eterno e assim cuidem mais de si. dos outros e do ambiente.
    Quero deixar uma boa ação com relação a Sexta-Feira Santa foi a primeira Sexta-Feira Santa onde não ouve uma entrada no hospital segundo a Direção do Hospital Municipal Drº Valdir Medrado, sem ocorência policial segundo dados da Policia Militar e Civil do Nosso Municipio

    Com relação ao judas quero aqui parabenizar seus edealizadores e deichar claro que em momento algum nós proibimos a queima do proprio, ao mesmo tempo quero lembra que o ultimo judas que aconteceu em nosso Municipio foi a verdadeira falta de respeito com as familias, policos apenas ouve chingamentos, denegriram a imagem e moral de muitos pais de familias com palavroes de baixo nivel
    Quero aproveitar a oportunidade para agradecer todas as pessoas que mim apoiaram neste projeto e tambem lembrar para as pessoas que são maus acostumados principalmente na pratica de fazer falsos comentários,essa pratica é do passado, hoje nós estamos na epoca da modernidade.
    que todos tenha uma ótima semana e vou deixar meu email para receber sujestões, fiquem todos com Jesus.
    neto-leite15@hotmail.com


  3. Aos leitores deste site de grande importância para que as pessoas possam estar informadas do vem acontecendo na nossa querida Bahia e hoje de modo bem particular em Iaçu.
    Amados (as)
    Primeiro quero aqui fazer uma justificativa com relação ao projeto de lei de minha autoria que teve a aprovação de todos os vereadores aonde o prefeito veio a sancionar a lei. Proibindo em nosso Município Iaçu BA, a obrigatoriedade do fechamento dos bares na Sexta-feira da Paixão.
    Com a seguinte justificativa.
    Entendo a necessidade de coibir a violência que a dia vem crescendo em nossa Cidade, em especial nas datas santificadas, historicamente de pouca violência, coisa que já não acontece mais, é que estamos apresentando, depois de ouvir a comunidade cristã, um Projeto de Lei que venha contribuir para essa diminuição. É fato que o álcool contribui no aumento de acidentes de veículos, na violência entre pessoas e na vias de fato, podendo chegar à morte.
    Temos o propósito de zelar pela segurança da população; e mais que coibir com a ação direta, necessário se faz preservar valores culturais, sociais, políticos e religiosos. A Semana Santa, é de modo bem particular, a Sexta Feira Santa, quando os cristãos celebram a Paixão e Morte de Jesus Cristo, deve ser sustentado no consciente coletivo, como um momento de maior recolhimento espiritual, pessoal e familiar para que as pessoas redescubram o sentido e valor do Sagrado, do eterno e assim cuidem mais de si. Dos outros e do ambiente.
    Quero deixar uma boa ação com relação a Sexta-Feira Santa foi a primeira Sexta-Feira que nos últimos 10 anos não ouve uma entrada no hospital segundo a Direção do Hospital Municipal Drº Valdir Medrado, sem ocorrência policial segundo dados da Policia Militar e Civil do Nosso Município

    Com relação ao Judas quero aqui parabenizar seus idealizadores e deixar claro que em momento algum nós proibimos a queima do próprio, ao mesmo tempo quero lembra que o ultimo Judas que aconteceu em nosso Município foi a verdadeira falta de respeito com as famílias, públicos apenas ouve chingamentos, denegriram a imagem e moral de muitos pais de famílias com palavrões de baixo nível
    Quero aproveitar a oportunidade para agradecer todas as pessoas que mim apoiaram neste projeto e também lembrar para as pessoas que são más acostumadas principalmente na pratica de fazer falsos comentários, essa pratica é do passado, hoje nós estamos na época da modernidade.
    Que todos tenham uma ótima semana e vou deixar meu email para receber sugestões, fiquem todos com Jesus.
    neto-leite15@hotmail.com


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: