Pesquisa e iniciações na arte do palhaço

03/05/2011

Por Alexandre Casali

-Iniciações de bufão;  Branco e Augusto.

-Jogos cênicos na intenção de trabalhar: Foco/  Presença Cênica/ Irradiação e dilatação energética.

– Construção e aperfeiçoamento do palhaço-pessoal.

14 de Maio a 19 de Junho de 2011 – Sábados e Domingos das 9h às 16h…

Introdução à pesquisa de um palhaço pessoal

Laboratórios e jogos coletivos e individuais para descobrir o próprio corpo como instrumento de diálogo com os outros e com o mundo, analisando diferenças e singularidades. Aceitação desse corpo, potencialização e composição para uma pesquisa na arte do palhaço.

Através de jogos de concentração, presença, Irradiação energética, consciência do corpo, ritmo e foco faremos uma busca pessoal ao estado de prazer e consciência de um palhaço orgânico.

O Curso Intensivo de Pesquisa e iniciações na Arte  do Palhaço é baseada no principio de que o  palhaço-ator-performer se mantém num altíssimo nível de energia física, mental e emocional, que podem ser ativadas de diferentes formas.

Mas como mantê-las por mais de uma hora ininterrupta, mesmo quando somos os protagonistas?

E quando somos figurantes??? Como nos manter acesos em presença?

Percebendo que a potencialidade de um artista é diretamente vinculada à cosnciência de sua responsabilidade energética, introduzimos o pesquisador na utilização do próprio corpo como ferramenta e ancora para o precioso estado de consciência que é o ” Estar Presente”.

Logo a partir de danças circulares sagradas, jogos( vivenciados na infância e adolescência), exercícios de escuta,  técnicas de teatro físico e  máscara, e exercícios de coordenação motora; o curso busca a conscientização  de reações e reflexos naturais do próprio corpo. Assim é  introduzido a ótica de um Artista -Pesquisador que através de workshops, cursos e experiências cênicas  acumula um imenso repertório físico,  que  serão as células cômicas pessoais que irão compor o seu palhaço pessoal.

Neste caso,  oferecemos a oportunidade do artista vivenciar um estado de  prazer , dilatação e disponibilidade energética para o jogo, para as relações em cena e para a improvisação, conquistados através de escolha da cosnciência, feita a cada instante.

Utilizando as noções estética e éticas que compõe a sociedade, será levantado a analise do que é risível e do que é ridículo.Que por fim, será introduzido junto às ideologias da Palhaçaria, que visam a auto denuncia da falha trágica que cada individuo carrega em sua história pessoal para produzir, ou provocar o Riso : – O maior premio cênico de um palhaço!  Atingindo assim um nível de generosidade, sinceridade e receptividade aos estímulos da platéia, do parceiro cênico e do próprio mundo.

PARA PESSOAS INICIADAS OU NÃO NAS ARTES CÊNICAS E NA ARTE DO PALHAÇO;
ou seja: ARTISTAS, MEDICOS, ADVOGADOS, PSICÓLOGOS, POLICIAIS, BUSCADORES…
ou …QUALQUER PESSOA QUE ESTEJA COM VONTADE DE CRIAR E APROFUNDAR A CONSTRUÇÃO DO SEU PALHAÇO PESSOAL; ou SE APERFEIÇOAR CÊNICAMENTE; ou ainda SE RECICLAR PARA VER A VIDA ATRAVÉZ DOS OLHOS DO PALHAÇO .

__________

Carga horária: 56 horas líquidas

Investimento: R$ 400,00

(pode dividir em 2X)

Inscrições e Informações nos tel.: 8800-4037

ou 9293-5190 (Suzana)

Anúncios

Uma resposta to “Pesquisa e iniciações na arte do palhaço”

  1. Rosane Says:

    O melhor espetáculo de palhaço que eu já vi!!! Aatrasoso e maravilhoso!!! Eu, meu companheiro e nossos dois anjos amamos!!! Não esperava rir tanto hoje, no Campo Grande…
    Beijos sorridentes!!! Continue iluminando tantos corações, caro Alexandre…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: