Flores da Bahia pra você

07/05/2011


Orquídeas, rosas, rosas meninas, rosas do deserto, antúrios, aves-do-paraíso, gérberas, palmas de santa Rita, cravinas, gerânios, begônias, astromélias, àsteres, helicônias, bromélias, alpínias,  calandivas, palmáceas, crótons…

As opções são muitas e os preços para todos os bolsos: de R$ 5 a R$ 150 , nos estandes do programa Flores da Bahia, montados no Dique do Tororó e abertos neste sábado e domingo, das 8 às 20 horas.

Coordenador do programa, implantado pela Secretaria da Agricultura do Estado em 2003, o agrônomo Ivson Andrade informa que a floricultura  é hoje um dos segmentos que mais cresce no estado, com taxas de 15% ao ano.
Este crescimento representa também um aumento da fatia do mercado. Em 2000, informa Ivson, a Bahia produzia apenas 3% das flores consumidas no estado e hoje este percentual já é de 35%.

Maracás, um dos pólos de Produção foi o que mais cresceu. Nestess 7ª nos do projeto  passou de 4 produtores para 250. Telma Miranda, da Cooflor, é uma delas. Começou aos 17 anos,  quando ainda era estudante, produzindo no quintal de casa. Hoje integra a cooperativa formada por 18 produtores que vivem do cultivo de flores e exportam para cidades do sul da Bahia como Ilhéus, Itabuna e Gandu.

Telma gosta de trabalhar com flores e garante conversar com elas. “Elas não respondem, mas me escutam, tenho certeza”
Estão à venda flores produzidas em projetos comunitários de Barra do Choça, Bonito, Cruz das Almas, Maracás, Miguel Calmon, Mucugê, Paulo Afonso e Vitória da Conquista, além de associações de Alagoinhas,  Amélia Rodrigues Camaçari  e produtores independentes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: