Comunicação Social em debate na Bahia

11/05/2011

Dois eventos, no início da próxima semana, abrem o debate sobre a comunicação social em Salvador, depois de aprovada a lei criando o Conselho da Comunicação Social. Na segunda-feira (16), às 19h, 0  secretário estadual de Comunicação, Robinson Almeida, é o primeiro convidado do ciclo de debates organizado pela secretaria de Comunicação do Partido dos Trabalhadores. O evento será no Auditório do Centro Empresarial Iguatemi (Av. Tancredo Neves, 274A. Salvador).

No dia seguinte (17), terça-feira, será realizada a partir das 16:30h na Faculdade de Comunicação/UFBA, uma reunião entre ativistas e representantes de organizações que militam nesta área. O propósito é a construção de uma agenda comum de mobilização local, que inclui a sugestão de uma plenária/seminário no começo de junho, na busca de aprofundar a articulação e implantação de políticas públicas de comunicação.

A pauta proposta ao secretário é o “Balanço dos avanços e perspectivas na Comunicação Social na Bahia”. Mas é evidente que a militância petista e demais protagonistas do campo do PT que militam no setor querem ouvir do secretário análises e reflexões sobre, por exemplo, o processo de implantação do Conselho de Comunicação Social da Bahia, recém-criado, e que pode inaugurar nova vertente na gestão da comunicação no estado, que viveu anos sob o coronelismo eletrônico.

Lembram os organizadores do Ciclo de Debates que o Brasil e a Bahia vivem um momento de efervescência de políticas voltadas para o social. O Brasil desponta com projetos consistentes de redução das desigualdades sociais.

Depois de décadas de espera, as questões da regulação da mídia eletrônica parece que entraram definitivamente na agenda política. Todos aguardam o projeto do governo, que irá balizar o debate. Na Congresso foi a criada a frente parlamentar. Em todo o país atuam centenas de organizações produzindo comunicação pública.

Em todo lugar, voltam os debates dos movimentos pela democratização da comunicação. Afinal, as conferências estaduais e nacional forneceram uma plataforma de lutas, de questões e propostas que servem como base para o estabelecimento do plano de ação comum.

Na Bahia, neste momento, estão na pauta o novo Conselho de Comunicação Social, o novo marco regulatório das comunicações, radiodifusão pública e Plano Nacional de Banda Larga .
1. O que? Ciclo de Debates: Robinson Almeida. Quando? Segunda-feira, dia 16 de maio, a partir das 19h. Onde? Auditório do Centro Empresarial Iguatemi. Qual a pauta? “Balanço e perspectivas na Comunicação Social da Bahia”.

2. O que? Reunião da “Frente Baiana pela Democratização da Comunicação”. Quando? Terça-feira, dia 17 de maio, a partir das 16:30h. Onde? Faculdade de Comunicação da UFBA. Qual a Pauta? Calendário de atividades.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: