MPF apura problemas no transporte de urânio

19/05/2011

O Ministério Público Federal (MPF) em Guanambi (796 km de Salvador) instaurou hoje (19), inquérito civil público a fim de apurar supostas irregularidades na recepção, transporte e comercialização de carga radioativa de urânio no município de Caetité ((757 km de Salvador) e Guanambi por parte das Industrias Nucleares Brasileiras (INB). Desde a última segunda-feira (16) o MPF encaminhou um ofício à INB, requisitando informações sobre a carga oriunda do Centro Experimental de Aramar/Marinha (SP) com destino à mina de Caetité.

Em denúncia ao MPF, a Promotoria de Justiça da Comarca de Caetité (BA) e entidades da sociedade civil organizada noticiaram a preocupação com a natureza da carga de nove contêineres, que estão estacionados/retidos no município de Guanambi, devido aos protestos dos moradores de Caetité que bloquearam a estrada impedindo o acesso do comboio.

A população e as autoridades locais e estaduais não foram informadas acerca do transporte das 90 toneladas de material radioativo. Defragrada a crise, a INB informou que se trata de concentrado de urânio que estava sob a guarda e uso da Marinha e que o transporte para Caetité visa o empacotamento do material para posterior exportação, visando o enriquecimento do urânio a fim de ser usado como combustível das usinas nucleares de Angra dos Reis.

Ontem e hoje ocorreram manifestações públicas nas ruas de Guanambi, na porta da Justiça Federal e nos portões do Batalhão da Polícia Militar onde as carretas com o urânio estão estacionadas.

Fontes: Assessoria de Comunicação do MPF e o Blog Fala Vc, de Guanambi

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: