31 de Maio Dia Mundial sem Tabaco

30/05/2011

Protesto em Salvador pede manutenção
de núcleo de tratamento do tabagismo

Nesta terça-feira (31), Dia Mundial Sem Tabaco, às 9h, haverá uma manifestação na porta do Hospital das Clínicas em protesto contra o desaparecimento iminente do Núcleo de Atendimento e Tratamento do Tabagismo (NATTAB). O núcleo é vinculado ao Serviço de Pneumologia do Hospital das Clínicas (HUPES/UFBA), e conta com apoio do governo do estado.

O programa funciona como grupo de apoio aos que se propõem a parar de fumar. Com o suporte de medicações disponibilizadas pelo Ministério da Saúde e de uma equipe multidisciplinar do Hospital das Clínicas, o NATTAB foi criado em 2008. Oferece tratamento intensivo e prolongado (12 meses) para o tabagismo com altas taxas de sucesso (abstinência de 57% no 1° mês, 81% no 3º mês e de 77% no 6º mês). Cerca de 500 pacientes do HUPES atualmente se beneficiam do tratamento e há uma lista com mais de 800 nomes de pacientes aguardando atendimento no NATTAB, os quais poderiam ser referidos a outras unidades com padrão de atendimento semelhante, caso estivessem treinadas e disponíveis

O programa iria neste momento iniciar o treinamento da atuação dos profissionais das equipes de Saúde da Família, ligadas ao atendimento de problemas respiratórios e para o tratamento do tabagismo à nível das unidades básicas de saúde do Estado da Bahia.
Entre os meses de julho e agosto de 2010, dez profissionais (médicos, enfermeiras, fisioterapêutas, nutricionista, terapeuta ocupacional) ligados a unidades de saúde de diversos municípios baianos (exemplos: Secretaria de Saúde Camaçari, CAPES de Pau da Lima, dos Programas de Saúde Mental e Tabagismo do Distrito Sanitário Barra/Rio Vermelho, de Unidade de saúde de Alagoinhas) procuraram o NATTAB para realizar treinamento prático para atuação direcionada no tratamento do tabagismo.

Além disto, há uma lista com cerca de 800 pacientes aguardando para serem atendidos no NATTAB, os quais poderiam ser referidos a outras unidades com padrão de atendimento semelhante, caso estivessem treinadas e disponíveis.

O programa é pilotado por uma talentosa médica pneumologista e professora da UFBA, Ana Theresa Rocha Dias, que foi a idealizadora e cérebro da iniciativa. Ela está prestes a ser desligada do grupo por conta do fim do seu vínculo REDA com o Estado. No dia 5 de abril passado, a diretoria do Hospital das Clínicas encaminhou correspondência ao secretário de Saúde, Jorge Solla, oferecendo todas as justificativas sobre a eficácia e importância do programa e solicitando a sua manutenção. Até hoje a Secretaria de Saúde não se dignou, sequer, a encaminhar resposta à demanda apresentada.

Frise-se que todos os custos do programa são mantidos pelo governo federal, através do Ministério da Saúde e do Hospital das Clínicas. O único custo do Estado com o programa é a manutenção do vínculo profissional da sua coordenadora. A direção e a comunidade do Hospital das Clínicas, onde funciona o NATTAB, está mobilizada para pressionar o Governo do Estado no sentido de criar para ela um vínculo semanal de 30 horas, a fim de que seja dada a continuidade às atividades de coordenação e atendimento (20h).

Ana Theresa Rocha é professora auxiliar do Departamento de Saúde da Família da Faculdade de Medicina da Bahia da UFBA; é coordenadora do Núcleo de Atendimento e Tratamento do Tabagismo (NATTAB) do Serviço de Pneumologia do Complexo HUPES; é professora colaboradora do Serviço de Pneumologia do Complexo Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES) da Universidade Federal da Bahia (UFBA); é pneumologista e Intensivista – Duke University (DU), Durham-NC, EUA; doutora em Medicina e Saúde e mestre em Ciências da Saúde para Pesquisa Clínica; membro da Diretoria da Comissão de Tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT); Fellow do American College of Chest Physicians, EUA.

______________
O tabagismo pode levar a doenças respiratórias, cardio-vasculares, câncer, impotência sexual, envelhecimento precoce, e do ponto de vista psicológico, frequentemente compromete a sensação de capacidade de mudança e a auto-eficácia dos indivíduos diante situações do seu dia-a-dia.

Contato da médica dra. Ana Thereza –  71 9121 9583
Contato de ex-fumante graças ao Nattab – Paulo Galo – 71 9153 8098 e 71 3243 5590

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: