O pedágio da concessão Lapa/Pirajá é o Elevador e os planos inclinados

16/09/2011

Por Josias Pires

RT “O pedágio da concessão da Lapa/Pirajá é o elevador e os planos” – a frase surgiu numa conversa do twitter entre @SitioChicoBruno: @Jonatas_Marinho @katiacarmelo @andreamendonca.

A frase é a chave para entender o jogo por trás da privatização do Elevador Lacerda. A conversa informa também que o anúncio da medida foi feita numa reportagem de TV supostamente facilitada por dois secretários. E que JH soube depois que o assunto foi anunciado. Intrigas palacianas, como se vê, ainda rolando no setor dos meios de transporte da cidade.

Depois de perder a galinha dos ovos de ouro do circuito Lapa-Pirajá, que será feito por trilhos, os empresários de ônibus devem ter voltado suas atenções para os nossos combalidos e sempre procurados Elevador Lacerda e planos inclinados, utilizados pela população  para se locomover  entre as cidades Alta e Baixa.

A prefeitura precisa vir a público e informar as receitas e despesas do Elevador e planos inclinados e apresentar um relatório circunstanciado da situação. Outro dia o escritor Antonio Riserio escreveu um artigo publicado em jornal paulista no qual afirma que em tudo hoje Pernambuco tá na frente da Bahia. O antropólogo baiano faz a provocação para ver se a Bahia sai da toca, mas mostra como Pernambuco vai na frente em várias coisas fundamentais.

Ora ocorre que os pernambucanos têm um grau de exigência sobre os poderes ditos públicos que produz uma sociedade mais politizada e ativa no sentido da cobrança das políticas públicas. Na Bahia a deterioração administrativa patrocinada pela ditadura e o carlismo ainda hoje produzem prejuízos enormes.

Clarice Lispector dizia que o brasileiro era pouco exigente, os políticos têm autonomia invejável. Na Bahia ainda viceja, como herança maldita a ser superada historicamente, esta pouco exigência sobre os políticos, ao ponto da cidade reeleger um governante como JH.

Naquela eleição (2008) a maioria da população preferiu a enganação televisiva acelerada por Geddel, único responsável por JH ser o prefeito da nossa cidade. Conseguiu levar todo mundo na conversa e na base de asfalto, cimento, manipulação das verbas públicas para uso eleitoral. Os projetos de cidade desapareceram de vez?

O candidato petista Nelson Pelegrino deveria apressar-se em abrir um grande debate com a sociedade soteropolitana em busca de um projeto para a cidade. Em entrevista a este Bahia na Rede o cientista político Paulo Fábio indicou a condição subalterna que Salvador ocupa nas negociações dos partidos que visam como o principal as eleições para o governo do Estado.

Os partidos gastam tempo e energia nas disputas e acertos internos e “esquecem” de oferecer propostas consistentes, um projeto de cidade, baseado num conceito urbano, como aponta o professor da UFBA.

Anúncios

2 Respostas to “O pedágio da concessão Lapa/Pirajá é o Elevador e os planos inclinados”

  1. carmel Says:

    Muito bem, Pires. Muito oportuno o comentário de Paulo Fábio. Os políticos – e a Bahia de um modo geral, precisam mesmo focar suas atuações mais no conteúdo e menos no discurso. Para mim não existe esse negócio de ‘candidato preferencial’ ou, ‘candidato casado’. A VelhaBa carece de cuidados e só um bom projeto de gestão poderá tirar Salvador da lama em que se encontra. O resto, é política, no sentido mais tradicional do termo.


  2. Salvador é ainda uma cidade movida a pão e circo,muito embora essa realidade agora comece a tomar outros rumos,haja vistos o diversos movimentos em curso nas redes Sociais.Ha um burburinho constante e crescente nas redes que teve o seu inicio com a vitoriosa campanha “Eu quero VLT em Salvador – Salvador sobre trilhos” em prol do Metro e da Mobilidade Urbana sustentável em Salvador.É só apostar que agora as coisas começam a tomar um novo rumo.Dia 30/09/11 vamos encher a Pça.Municipal em favor do Elevador Lacerda,que representa o simbolo da luta de todos os movimentos em prol da nossa cidade – Vamos Salvar Salvador – Pregopontocom


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: