Greve continua na INB, em Caetité

06/10/2011

Os trabalhadores das Indústrias Nucleares Brasileiras (INB), em Caetité, continuam em greve. Nota divulgada por e-mails dirigentes sindicais vinculados aos trabalhadores da mina de urânio acusa a empresa de ter ameaçado reduzir o salário dos operadores em quase 50% de seus vencimentos, “gerando revolta entre estes trabalhadores. Na verdade, o trabalhador está insatisfeito com a atual gestão que vem sucateando a INB, além de vilipendiar seu maior patrimônio, o funcionário”, afirma o documento.

 “Como se não bastassem as irresponsabilidades e incompetências administrativas, as falhas gravíssimas de segurança, a exposição irresponsável e desnecessária que coloca em risco a saúde dos trabalhadores, agora esta gestão truculenta, atenta contra o próprio trabalhador e suas famílias, tentam destruir financeiramente aqueles que deveriam ser tratados como seu maior patrimônio.”, afirma o representante do Sindmine, Lucas Mendonça dos Santos.

 Ele disse que a diretoria executiva da empresa ameaça cortar de seus funcionários do turno, 50% (cinquenta por cento) de suas remunerações, fazendo uso de uma prerrogativa que seu Diretor Financeiro, Athayde Pereira Martins, diz ter, que é a de “Ferrar o Trabalhador”. A empresa alega que está criando um quinto turno de trabalhando, gerando mais empregos e tem se recusado a negociar com os grevistas. A greve foi decretada por tempo indeterminado.

 O diretor sindical Francelino Cabaleiro acusou a empresa de estar andando “na contramão da democracia. A truculência que se estabeleceu na INB vai contra tudo que é regido pelo governo popular e do trabalhador”. Ele cobrou a intervenção “dos órgãos competentes para minimizar este problema de produção em Caetité, único pólo uranífero da América Latina e sexta maior reserva mundial. É necessário tirar dos quadros da INB os falsos gestores, verdadeiros lesa-Pátria, que aí estão sucateando a INB e ameaçando não somente o trabalhador, mas a comunidade caetiteense”, acusou Francelino.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: