Neste sábado na Bienal do Livro: Tem boa poesia na rede

29/10/2011

por Trazibulo Henrique Pardo Casas

A quem se deleita com arte, para quem gosta de poesia e aos estudiosos da literatura, os tambores estão ressoando, quem tiver ouvidos que ouça. A Uefs Editora e a Fundação Pedro Calmon publicam a edição fac-similar, em um único volume, das vinte edições da revista Hera, 1972-2005. Este volume, que é o primeiro da coleção Memória da Literatura Baiana, será lançado, com momento de autógrafos, na 10ª edição da Bienal do Livro da Bahia, Salvador, hoje, sábado (29), às 18h, no estande da Uefs Editora.

 A revista Hera foi criada, no início da década de 70 do século XX, com a edição dos escritos de cinco estudantes do ensino médio (na época curso científico) em uma escola pública – Colégio Estadual), na cidade de Feira de Santana. No primeiro número, feito em 1972 (com data de janeiro de 1973 na edição impressa), foram publicados contos curtos de Antonio Carlos Vilas Boas, Roque Portela, Roberval A. Pereira, Washington Queiroz e Wilson Pereira, os fundadores.

Nos dois números seguintes (abril-1973 e outubro-1973), permanece o gênero conto. Do número quatro (junho-1974) ao número vinte (abril-2005) a revista Hera encontra a identidade pela qual é reconhecida, uma revista de poesia. Com mais de 900 poemas publicados (de 97 autores), destaca-se, na edição fac-similar de Hera (712 páginas), o que afirma um dos fundadores e diretor da revista em dezessete edições, Roberval Pereyr “os leitores verão, guardadas as proporções entre autores neófitos e aqueles já estabelecidos, o que temos sempre afirmado: qualidade”.

A revista Hera pode ser considerada uma publicação de permanência e aglutinação: dos cinco autores fundadores, Roberval Pereyr publicou em todos os vinte números, Wilson Pereira em dezoito e Washington Queiroz em dezessete; em dezessete edições foram publicados autores estreantes na revista.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: