Salvador debate mudança na lei de uso do solo

08/11/2011

Enquanto o céu cai em águas sobre os soteropolitanos a política municipal fervilha. Depois de longa espera, o prefeito JH sinaliza que enviará para a Câmara projeto que muda a lei de uso e ordenamento do solo de Salvador, talvez a mais importante das leis quando se trata de desenvolvimento ou caos urbano. Mestre em prestidigitações midiática, o prefeito veta projeto da Câmara que trata da política de cotas para negros em concursos públicos municipais e apresenta ele mesmo, no dia seguinte, projeto com o mesmo teor, incendiando o debate com os movimentos negros ao mesmo tempo que divide as atenções em relação ao projeto que beneficiará empresários que mais lucrarão com as próximas Copa e Olimpíadas.

A lei de uso e ordenamento do solo tocará novamente nos coeficientes de gabarito para a construção de prédios na Orla de Salvador e outras mudanças que precisam ser debatidas. Sua confecção foi orientada certamente segundo interesses hegemônicos na economia e na política soteropolitana atual. O projeto da nova Lous como é chamada tem sido guardado a sete chaves, quando deveria ser do conhecimento público. Os sites e emissoras de rádio anunciam que o secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Paulo Damasceno teve reunião com onze vereadores da base do prefeito, incluindo os líderes Pitangueiras e Téo Sena e o presidente da Casa Pedro Godinho.

Curioso no episódio – dentre outros detalhes – é este número onze. Ouvi um desavisado dizer que este é o número da bancada de apoio do prefeito, o grupo mais fiel, por razões conhecidas no parlamento. O fato parece ter gerado ruídos entre o prefeito e o secretário, por ter promovido tal reunião “secreta”, criando uma fumaça em torno do caso que nada ajuda no debate. O presidente da Comissão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, vereador Gilmar Santiago (PT) protestou devido a falta de acesso ao conteúdo deste documento, que vem sendo preparado há meses. Santiago não foi convidado para a conversa com o secretário, da qual participou o neopetista Alcindo da Anunciação. Damasceno foi acusado em outro momento de ter sido autor da ideia de privatização do Elevador Lacerda.

“É por debaixo do pano!…” foi a música que o radialista Uziel Bueno não cansou de executar quando o assunto esteve em pauta trazido pelo jornalista Evilásio Jr. O comportamento do secretário teria estimulado especulações em torno das negociações que dar-se-ão nos próximos dias na câmara Municipal em torno da aprovação da nova Lous.

A cidade absolutamente despreparada para receber as chuvas sempre temerosamente esperadas derrama-se nos desatinos das tragédias enquanto o prefeito esquizofrênico saltita solitário no barco furado em que tornou a prefeitura da soteropolis e sua base política debate às escondidas projetos de interesse vital.

As eleições aproximam-se e perigosamente cresce a possibilidade de uma candidatura única do PMDB, PSDB e DEM negociando Salvador na bandeja da disputa estadual, mais uma vez, como aponta o cientista político Paulo Fábio. Enquanto que as forças de “esquerda” dividem-se entre as articulações de Nelson Pelegrino e Alice Portugal não vemos no momento o desenho de um projeto político filosófico administrativo para Salvador, que continua a mercê de aventureiros da política. O PT e as esquerdas terão que intervir mais decididamente no debate sobre as saídas e soluções para Salvador.

Anúncios

Uma resposta to “Salvador debate mudança na lei de uso do solo”


  1. Boa reflexão! Vamos realmente esperar que os envolvidos deixem de tratar Salvador como mero espaço de manobra pros seus interesses.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: