A Cena Tá Preta no Vila Velha: Iauretê e Amêsa

09/11/2011

No mês da Consciência Negra o Teatro Vila Velha abre seus espaços para dar visibilidade às artes cênicas de matriz afrodescendente.

Com uma programação dedicada ao debate sobre o Teatro Negro no Brasil, o Vila, O Bando de Teatro Olodum, a Outra Cia de Teatro e o Vila da Música organizaram uma programação com entrevistas, espetáculos e música nos palcos do teatro.

Programação completa: www.teatrovilavelha.com.br

IAURETÊ
Grupo de Teatro Palmares Iñaron
Direção: Lia Spósito

O espetáculo IAURETÊ marca os 33 anos do Grupo de Teatro Palmares Iñaron. A peça é uma livre adaptação do conto Meu Tio O Iauaretê de Guimarães Rosa e da obra literária Maíra de Darcy Ribeiro e cruza as histórias de dois personagens: Oxim um místico caboclo onceiro, interpretado por Victor Kizza (Barrela, Uma Mulher Vestida de Sol) e Mehín Índio que ganha vida com a interpretação de Maria Janaína (Água que Lava Alma) e revela a ancestralidade e os impactos da colonização capitalista nos povos indígenas brasileiros. IAURETÊ é adaptado e dirigido por Lia Spósito (Macunaíma, Cangaço, O Trem Baiano) e ainda conta com a direção musical de Bira Reis e a orientação artística de Antônio Godi.
Quando: 09/11| qua | 20h
Quanto: R$20 e 10
Local: Cabaré dos Novos – Teatro Vila Velha

AMÊSA
Direção: Suelma Costa

O espetáculo Amêsa é baseado no texto “Amêsa ou a Canção do Desespero” do dramaturgo angolano José Mena Abrantes, com direção artística de Suelma Costa e interpretação de Heloisa Jorge – atriz angolana radicada no Brasil. A peça está de volta a Salvador/BA depois de circular por alguns estados brasileiros e de uma temporada de apresentações em Luanda, capital de Angola – África. O texto que inspira o espetáculo parte de uma narrativa simbólica que reflete a conjunção da recente guerra civil angolana (1975-2002) através das memórias da personagem Amêsa – esta que apresenta sua própria história embarcando em um rio de lembranças por uma intensa busca pela sua identidade.

Quando: 30/11 | qua | 20h
Quanto: R$ 20 e 10
Local: Cabaré dos Novos – Teatro Vila Velha
http://www.palmaresinaron.blogspot.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: