Carnaval do Brasil agitará Viena em 2012

21/11/2011

Cartaz do III Fórum de Intercâmbio Brasil Áustria 2010

Por Josias Pires

A Associação Afro-Brasileira de Dança, Cultura e Arte (Abrasa http://internationalabrasa.com) está organizando o CarnaViena, Carnaval do Brasil em Viena, Áustria, a ser realizado na primeira semana do mês de julho de 2012. Segundo a presidente da entidade, a baiana Queila Rosa, o evento contará com a participação de grupos musicais e artistas baianos, terá também uma feira de produtos e negócios; e oficinas e seminários para empresários e artistas brasileiros e austríacos interessados nas relações comerciais e culturais entre os dois países.Na Áustria o evento conta com o apoio da Secretaria de Cultua de Viena, da Confederação Nacional de Turismo, de empresas austríacas e de autoridades locais. No Brasil o Carnaviena está sendo apoiado pela Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura da Bahia, através da Fundação Pedro Calmon e das prefeituras de Lauro de Freitas e de Salvador.

“Trabalhamos para fomentar o turismo qualitativo entre os mercados, promover a diversidade da cultura brasileira na Áustria, visualizar a cultura como fomento econômico, estreitar os laços históricos e políticos entre estes dois país. Existe um trabalho que vem sendo promovido pelo ponto de cultura ABRASA, mesmo antes de ser considerado oficialmente ponto de cultura. E nos tornamos pontos de cultura justamente por termos adquirido o diálogo direto com o governo local, e reconhecimento pelo trabalho dedicado em apoio social à comunidade brasileira naquele país”, afirma Queila Rosa.

A militante e produtora cultural – que veio ao Brasil articular a programação do CarnaViena – garante que o trabalho da associação, que inclui aulas de capoeira, dança afro-brasileira e outras expressões culturais do nosso país, além da frente de ações de apoio aos migrantes, vem sendo feito com recursos obtidos exclusivamente na Áustria, sem onerar os governos brasileiros. Há quatro anos a Abrasa promove o Fórum de Intercâmbio Brasil-Áustria.

“Há dez anos conseguimos conquistar a confiança do governo local graças ao reconhecimento e respeito que adquirimos com o nosso trabalho”, acentua Queila Rosa , que chama ainda a atenção para uma nova realidade advinda do papel de organizações como a Abrasa em outros países da Europa, instituições articuladas por brasileiros no exterior.

“Hoje podemos dizer, com muito orgulho, que não somos mais ignorados no exterior. Que este programa nos fortalece e fortalece a democracia e a diversidade cultural. Somos os médicos, psicólogos, economistas, articuladores, verdadeiros desbravadores e embaixadores da Cultura Brasileira no exterior. A Abrasa somos reconhecidos agora como embaixadores da paz enquanto levamos a Cultura Brasileira na Áustria”, finaliza.

Anúncios

Uma resposta to “Carnaval do Brasil agitará Viena em 2012”

  1. Marcela Says:

    Ideia fantástica em todos os sentidos. Troca de cultura e ao mesmo tempo fomenta a economia entre os dois países!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: