A cidade no centro do debate

29/11/2011

Por Josias Pires

A falta de compromisso da prefeitura de Salvador com o debate público sobre os grandes projetos que estão sendo implantados na cidade indica precisamente uma certa pobreza política e cultural que domina certos atos da cena soteropolitana. A gestão da cidade há décadas é subsidiária do governo estadual. Por isto mesmo é também da responsabilidade do governo estadual a demora em chegar à Câmara do projeto do PDDU da Copa.

No dia 30 de abril de 2011 acompanhei audiência pública da Comissão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente da Câmara Municipal, com a presença do secretário da Copa Ney Campelo que, na oportunidade, reiterou a necessidade de mudanças na área da Fonte Nova e descartou os incentivos para a construção de novos hotéis, conforme pretendia na época a prefeitura.

A questão deveria ter sido resolvida no debate público, porém foi tratada debaixo do pano, só agora chegando à Câmara Municipal. O projeto de lei apresentado pelo prefeito reuniu duas questões de vulto num único projeto: a mudança de zoneamento na área da Fonte Nova e o incentivo para construção de novos hotéis. A lógica perversa por trás do projeto acentua a necessidade de mudança política profunda na gestão da cidade. Infelizmente o assunto ainda não ganhou a relevância que merece na imprensa baiana.

Entrevistado pelo Bahia na Rede, o professor Paulo Fábio Dantas Neto chama a atenção para a carência de projetos para a cidade oriundos dos partidos políticos, mais preocupados em fazer barganha nas disputas pelo poder Aqui. Ou seja, a cidade tornou-se nada mais do que a principal moeda de troca no jogo do poder estadual. É preciso inverter essa lógica, voltar a ter a cidade no centro do debate.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: