Urbanismo ditatorial x gestão democrática da cidade

20/01/2012

Por Josias Pires

Os conceitos e as práticas da gestão democrática da cidade são questões decisivas polarizadas pelo Desocupa Salvador. O modo como os poderes que deveriam ser públicos tratam o público em nossa cidade foi gerando ondas de indgnação, que agora estão pressionando as pessoas a irem às ruas desencadeando um movimento que militantes virtuais estão chamando de Primavera no verão baiano.

O “urbanismo ditatorial”, nome dado à política urbana da prefeitura de Salvador pela promotora de Justiça Cristina Seixas, nada mais é do que a submissão do prefeito e da Câmara Municipal ao interesse privado do capital imobiliário. Ao excluir a participação cidadã em órgãos como o Conselho da Cidade, o prefeito viola toda a legislação urbanística do país e da própria cidade.

Assisti às audiências públicas promovidas pela Câmara sobre o projeto de lei do PDDU dos Hotéis. Em todas elas a maioria esmagadora das pessoas manifestaram-se contra, mas esta posição foi desconsiderada pela Câmara na hora da votação. É como se os cidadãos fossem palhaços. Papagaios cuja palavras são vazias. Resta-nos ir às ruas pedir à Justiça que faça-se cumprir a lei, que os princípios da democracia participativa consagrados na Constituição sejam preservados.

É neste sentido que convergem as ações judiciais movidas pelo Ministério Público, vereadores de oposição, organizações populares e as ações de rua dos movimentos que atuam nas redes sociais. Na verdade, o sucesso das ações judiciais dependem, inapelavelmente, da força das manifestações de ruas – quando mais massivas mais decisivas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: