Ordep Serra lança manifesto em defesa da cidade

22/01/2012

O professor e escritor Ordep Serra publicou na Internet um texto, que é um manifesto em defesa da cidade propondo a realização de um protesto artístico. Ele não marca data. Nas redes sociais circula a informação que no dia 1o. de fevereiro será realizada uma passeata entre o Campo Grande e a praça Municipal exatamente com o mesmo espírito contido no texto escrito pelo Mestre Ordep Jose Trindade Serra. No embalo que a mobilização social está ganhando é possível dizer que o mesmo espírito presidirá muitos protestos nas semanas e meses vindouros (Josias Pires).

Ordep Jose Trindade Serra

Estamos propondo realizar um protesto artístico, lúdico e bem humorado contra a situação de descalabro a que Salvador foi reduzida por uma administração irresponsável, bisonha, divorciada do interesse público, complacente com a ganância imobiliária, hostil ao povo.São muitos os motivos para protesto: a degradação da orla, a devastação ambiental, a privatização descarada de espaços públicos, o colapso da mobilidade urbana com o estrangulamento crescente do trânsito, as roubalheiras do metrô e da transcom (entre outras rapinagens), a desmoralização do planejamento urbano, o golpe contra a democracia participativa através de leis espúrias que atropelam a Constituição e o Estatuto da Cidade, a sujeira, as ruas esburacadas, o aumento infrene da violência e da segregação, a mercantilização e a grosseira deformação do carnaval baiano, o desrespeito sistemático aos artistas independentes, o aumento da miséria, do turismo sexual , o péssimo tratamento dispensado ao patrimônio histórico, artístico e cultural da cidade, a falta de segurança, a precariedade dos serviços públicos de atendimento ao cidadão em todas as áreas básicas (com destaque para o péssimo funcionamento dos postos de saúde e das escolas municipais), os acordos subterrâneos com a máfia dos transportes e a máfia do lixo, o colapso financeiro do município, o colapso do planejamento urbano e assim por diante.

Para conceber e planejar manifestação proposta, estamos convidando os artistas e lideranças culturais de Salvador, assim como líderes de movimentos em defesa da cidadania.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: