Boicote às entidades e marcas que apoiam a privatização do espaço público

15/02/2012

Do Movimento Desocupa

 

Desesperada com a possibilidade de sofrer um embargo poucos dias antes do Carnaval, a Premium Produções Criações Artísticas Ltda, empresa responsável pelo Camarote Salvador, como já poderíamos prever, utiliza seu poder econômico e penetração na mídia para tentar confundir a opinião pública.

Para tanto, redigiu uma “Nota de Repúdio” mentirosa assinada por cerca de 20 organizações vinculadas ao Carnaval de Salvador, auto denominadas como o “setor produtivo do Carnaval da Bahia”. A Nota está construída de modo a passar a tese de que o pedido de apuração dos problemas judiciais do Camarote Salvador seriam suficientes para afetar todo o Carnaval da Bahia. E que os seus críticos – cidadãos e organismos públicos que defendem o cumprimento da Lei – estariam “de maneira oportunista e midiática” tentando “tumultuar e comprometer a festa de dezenas de milhares de turistas”, ou seja, de todo o público do Carnaval da cidade.

O Camarote Salvador age como se a cidade fosse a sua própria casa, considera a atitude da Defensoria Pública da União uma “violência contra o Carnaval de nosso povo”; e, ao mesmo tempo, busca desqualificar o ponto de vista dos seus críticos, tentando confundir os interesses do Camarote com o de todo o Carnaval.

A Associação dos Moradores de São Lázaro, uma das entidades que assinou a tal “Nota de Repúdio” recebeu R$ 8.000 em doações do Camarote Salvador (essa informação consta no Inquérito aberto pelo Ministério Público Estadual). Sabendo disso já podemos ter uma idéia do tipo de “vínculo” que existe entre o Camarote Salvador e as entidades citadas.

Apesar da surpresa de muitos ao se deparar com a lista de entidades que pactua com privatização da Praça de Ondina, não demorou muito tempo para que ficasse claro que a atitude dessas entidades não representa a opinião das pesssoas que a elas estão filiadas.

Ao longo do dia, diversos artistas e intelectuais utilizaram as redes sociais para declarar seu repúdio a estas entidades. Um internauta chegou a publicar a carta que enviou ao Fórum de Entidades Negras da Bahia:

Boa noite, sou um cidadão baiano e estou profundamente decepcionado com a atitude deste Fórum em assinar embaixo de uma nota de repúdio em favor do Camarote Salvador. Pela internet, nas redes sociais, não se fala em outra coisa, a vergonha de saber que vocês, representantes de entidades negras da Bahia (negros estes que são os maiores excluídos desta grande festa), apoiam os que criam e perpetuam um carnaval totalmente excludente, principalmente para o povo negro da Bahia.

A cantora baiana Mariella Santiago também manifestou seu repúdio ao apoio do Sindicato dos Músicos da Bahia ao Camarote que privatiza o espaço que é do povo:

Se você pertence a alguma das entidades abaixo assinadas e não concorda com esse apoio, DESLIGUE-SE JÁ. DESOCUPA SINDICATO DOS MÚSICOS DA BAHIA!!! Já rasguei minha carteira e toquei fogo, agora só falta ir lá e deixar de ser sindicalizada oficialmente. NÃO ME REPRESENTA!

Marcio Meirelles, diretor do Bando de Teatro Olodum, também fez questão de declarar publicamente seu repúdio:

A derrocada está próxima. O desespero toma conta do capital axé! ACM ressurge como emblema de uma elite desmoralizada e agarrada ao privilégio. Meu repúdio a quem apoiei:

Fórum de Entidades Negras da Bahia
Associação de Blocos de Samba
União de Blocos de Percussão (UBP)
Associação dos Afoxés
Associação dos Artistas Independentes
UNISAMBA
Associação Carnavalesca de Entidades de Sopro e Percussão
Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado da Bahia
Lar Vida
Campanha Carnaval Sem Fome
Projeto Axé
Associação de Moradores de São Lázaro
Representantes dos Moradores de Ondina – Luis Lima Queroz

Além das entidades que pactuam com a privatização do espaço público, os internautas também fazem campanha ativa pelo boicote das marcas que patrocinam o Camarote Salvador. São elas:

DEVASSA
NEXTEL
AXE
INTIMUS
VEVO LIVE
IGUATEMI
BALLANTINES
ABSOLUT VODKA
ISTO É GENTE
LÊ CLUB ACCOR
AZZARRO
KENNER ORIGINAL
LISTERINE ZERO
MANUIA SPA
GOL LINHAS AÉREAS

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Uma resposta to “Boicote às entidades e marcas que apoiam a privatização do espaço público”

  1. Raimundo Bispo da Anunciação Says:

    Como dizem os Casseta e Planeta, A Inveja é uma M…..
    O contrato com a prefeitura é perfeitamente legal e agora um bando de invejosos querem fazer exploração política.


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