A Cidade que queremos debate modelo de Carnaval de Salvador

07/03/2012

O modelo de carnaval de Salvador foi o tema dominante do debate realizado nesta quarta-feira (8) à noite no Teatro Vila Velha pelo projeto A Cidade que queremos, promovido pelo Teatro e pelo Movimento Desocupa. Diante da ausência do representante do Camarote Salvador e das instituições públicas envolvidas no assunto, o movimento fez um debate sobre a própria cidadania. Vários pessoas trouxeram questões diversas ligadas ao carnaval. Uma delas, por exemplo, denunciou  a falta de estrutura na região da festa para tratar com dignidade as pessoas que trabalham no carnaval.

– Eles pagam para trabalhar;  a prefeitura deveria oferecer um abrigo, um acampamento digno  e não deixar as pessoas dormirem nas ruas com crianças e dejetos como pude ver este ano, denunciou uma pessoa presente ao evento.

O antropólogo Antenor Campos referindo-se à complexidade de questões que envolvem o carnaval de Salvador disse que todos deveriam ter em mente que o valor de uso de um bem deveria ser mais considerado do que o valor de troca e que isto é desconhecido em Salvador.

– Não podemos privilegiar o valor de troca em detrimento do valor de uso. A ocupação desse camarote numa praça pública é privilegiar o valor de troca. Temos que bater firme nisso e não aceitar. Camarote só em área privada. Espaço público é pra pipoca, pra namorar, pra quem quer ficar em pé”, afirmou.

Outro representante do movimento, o urbanista Ícaro Vilaça, convocou os presentes a se integrarem nas ações do Desocupa, compartilhando ideias nas redes sociais, interagindo com as diversas mídias; propagando ideias em defesa da cidade e do interesse público.

O urbanista cobrou o amplo debate público acerca do carnaval soteropolitano, inclusive sobre a proposta recém-lançada por donos de trios elétricos e camarotes de fazer um carnaval privativo no Aeroclube. “Circuito privado não pode ser financiado com recursos públicos”, protestou

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: