http://cadernodecinema.com.br/blog/

20/04/2012

Sob a batuta do maestro Jorge Alfredo está no ar, on line, o Caderno de Cinema, na sua edição inaugural, com textos e entrevistas escritas por cineastas baianos. Segue abaixo o Editorial e o link para a revista eletrônica (JP).

http://cadernodecinema.com.br/blog/

Editorial

por Jorge Alfredo

Sempre tive o desejo de editar uma publicação que trouxesse à tona o sentimento de quem faz e produz Cinema. Os realizadores, roteiristas, produtores, diretores, atores e atrizes, músicos, coreógrafos, os artistas da arte e da fotografia, montagem e maquinaria, iluminação e carpintaria, esse povo do cinema que me convenceu que era isso que eu queria fazer na vida. São esses meus amigos cineastas os responsáveis por esse conteúdo maravilhoso. Pessoas muito especiais com quem tenho o privilégio da companhia. Valeu a pena reuni-las, arregimentá-las para essa tarefa e ter a oportunidade de publicar “textos importantes e inéditos que estavam fazendo falta àqueles que se interessam pela cinematografia feita com tanto sacrifício nestas plagas.” como bem disse André Setaro quando lhe mostrei o conteúdo dessa primeira edição.

Hoje, 17 de abril de 2012, vai pro ar a nossa 1ª edição. Estamos numa fase experimental, ainda em busca de banners que tornem esse projeto sustentável. Criamos também um espaço para as produtoras divulgarem seus filmes, e em breve sairá a versão impressa do Caderno de Cinema. Fausto Junior está outra vez junto comigo; duas cabeça e quatro mãos a surfar… em 2006, fizemos a Novíssima Onda Baiana e agora novamente juntos no Caderno.

Estamos apresentando a Mostra Cinema Baiano Século 21 – longametragem 35mm. São 14 filmes. Em breve essa Mostra será melhor detalhada e dentro de algumas semanas virá o mapeamento da nossa cinematografia incluindo os curtas e os digitais. Dizem que o cinema está acabando. Então mais um motivo pra fazer e viver cinema. Mesmo sem grana. Não é mesmo Edgard? Grana Away.

O Caderno também é o espaço ideal para que a Associação de Produtores e Cineastas da Bahia interaja com a opinião pública, com os gestores culturais e com a política de Marketing Cultural. Um sitio que tem como um dos seus objetivos divulgar as nossas ações associativas e promover e difundir os nossos filmes.

Peço a todos vocês, leitores, que comentem as matérias, porque  isso tornará a nossa empreitada muito mais interessante e divertida.

Segue, abaixo, o conteúdo inaugural do Caderno de Cinema. Eu ando a mil on line no Caderno dia e noite ”Wie die Gestirn / Ohne Hast / Aber ohne Rast / Drehe sich jeder / Um die eigne Last”, ou seja; “como os astros, sem pressa, mas sem descanso”.  Perdoem a pretensão de tentar  traduzir os versos de Goethe.

Boa viagem!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: