Marinha do Brasil ataca comunidade quilombola na Bahia

28/05/2012

Movimento de apoio ao quilombo do rio do Macaco, na divisa entre os municípios de Simões Filho e Salvador (Bahia) denunciou hoje (26) mais um ato de violência da Marinha do Brasil contra os moradores da area. Fuzileiros navais cercaram uma das casas, derrubaram uma parede e agrediram pessoas indefesas.

“As instituições responsáveis por esta situação precisam se pronunciar, pois os poderes, leis e instituições do país estão em funcionamento e elas valem como ordenamento jurídico também para a Marinha do Brasil”, protestou a socióloga Vilma Reis, que acompanha de perto a luta da comunidade em defesa do direiro de viver em terras onde seus familiars vivem há mais de cem anos.

Nos últimos dias, devido às fortes chuvas que caíram na região, as estruturas de várias casas sofreram abalos e estão ameaçadas de desabamento. A Marinha proibiu que as casas do quilombo sejam reformadas e que novas residencies sejam construídas, Por esta razão, várias famílias estão vivendo numa única residencia. Hoje um dos moradores tentou fazer a reforma de uma dessas casas ameaçada de desabamento e a marinha agiu imediatamente.

“A tropa está sob o comando de um oficial que já colocou arma na cabeça de uma moradora idosa da comunidade, espalhando medo e pânico entre os moradres”, denunciou Vilma Reis.

Moradores do quilombo informam também que várias barracas de fuzileiros navais foram montadas hoje ao redor do quilombo para impeder a entrada de pessoas que desejam prestart solidariedade aos moradores.

Os quilombolas denunciam a violação de direitos humanos básicos por parte da Marinha, como acesso à água, escola, terra para trabalhar e moradia.

Leia também: http://www.ibahia.com/detalhe/noticia/militares-cercam-casa-em-comunidade-quilombola-para-impedir-reconstrucao-diz-defensoria/

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: