“Música e Ancestralidade na Quixabeira” será lançado nesta sexta na Midialouca

23/07/2012

O escritor Sandro Santana lança, no dia 27 de julho, às 20h, na Midialouca (Rio Vermelho), o livro “Música e Ancestralidade na Quixabeira”. O ponto de partida para o trabalho de pesquisa foram as manifestações culturais que o autor acompanhou em Lagoa da Camisa, comunidade onde os sambas de roda possuem um papel estratégico na sociabilidade e na transmissão cultural.

O livro é um desdobramento do projeto homônimo contemplado pela Fundação Nacional de Artes através da Bolsa Funarte de Produção Crítica sobre as Interfaces dos Conteúdos Artísticos e Culturas Populares (2009). O estudo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre o papel da música e da ancestralidade enquanto instrumentos catalisadores das relações sociais e base estrutural dos processos referentes à identidade das comunidades situadas na área de transição entre o recôncavo e o sertão. “Quando apresentei este projeto de pesquisa à Funarte, o meu desejo era compreender as origens dessa musicalidade vibrante, cheia de vida e de cores, simples e poética, que emociona e nos conta parte da nossa história”, explica o autor.

Essas comunidades têm em comum, além da agricultura de subsistência, com o predomínio do cultivo do feijão, milho e mandioca, seus cantos de trabalho e celebrações profano-religiosas. Numa região onde, historicamente,  as oportunidades dentro da educação básica são para poucos; a leitura e a alfabetização, luxos ao qual o lavrador isolado em pequenas comunidades não pode se dar; os sambas de roda e martelo, os bois de roça e roubado, as batas de milho e feijão, as chulas, farinhadas e reisados têm um papel estratégico na sociabilidade e transmissão da sua cultura centenária – enfatiza Santana.

Durante o lançamento, o autor recebe o público para autógrafos e um pocket-show com o grupo de samba de roda Quixabeira de Lagoa da Camisa.

Sandro Santana é jornalista, produtor, pesquisador e mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Lançamento do livro Música e Ancestralidade na Quixabeira

Autor: Sandro Santana

Salvador: EDUFBA, 2012, 134 P.

27 de julho (sexta), às 20h

Midialouca, Rua Fonte do Boi, 81, Rio Vermelho

Preço especial de lançamento do livro: R$ 20

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: