Quilombolas de rio do Macaco ocupam sede do Incra

26/07/2012

Depois de passarem toda a tarde na sede do Instituto da Colonização e Reforma Agrária (Incra), no Centro Administrativo da Bahia (CAB),  esperando uma resposta do órgão sobre a publicação no Diário Oficial da União do relatório técnico para a delimitação e demarcação do território quilombola de rio do Macaco, cerca de 50 pessoas decidiram passar a noite no local.

No próximo dia 1o. de agosto vence prazo para cumprimento de ação de despejo contra a comunidade, que vive na área há mais de 200 anos. A ação foi movida pela Marinha do Brasil, que pretende ampliar as áreas da Base Naval sobre o território dos agricultores.

Abaixo-assinado digital – Os pareceres técnicos do governo já afirmaram que os quilombolas têm direito àquela terra, mas o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação só têm validade se publicado – porém a lentidão da burocracia e as pressões da Marinha e seus aliados no governo federal podem fazer com que o juiz do caso determine a remoção da comunidade antes que seu direito seja reconhecido. Eles estão com a faca no pescoço e nós podemos ajudar a vencer essa batalha se nos unirmos a essa causa!

Não temos tempo a perder! O juiz decidirá na segunda-feira se retira os quilombolas ou espera a publicação do parecer do governo. A defensoria pública informou ao Avaaz que somente uma grande mobilização popular pode impedir que a pressão da Marinha prevaleça. Junte-se a essa luta agora. A Avaaz e o defensor público que defende os quilombolas entregarão a petição diretamente para o juiz quando alcançarmos 50.000 assinaturas:

http://www.avaaz.org/po/urgente_quilombolas_em_risco_c/?bdVgIcb&v=16624

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: