Incêndio consome APA Serra do Barbado, “berço das nascentes” dos principais rios baianos

23/09/2012

Um grande incêndio está consumindo há mais de uma semana a APA Serra do Barbado. Situada na parte sul da Chapada Diamantina, a área pode parecer muito remota para a maioria dos baianos, mas para se entender a sua importância estratégica, ainda mais em tempos de seca, basta lembrar alguns fatos: ela fica na confluência entre os biomas da caatinga, do cerrado e da Mata Atlântica, e seus mananciais alimentam as bacias dos rios de Contas e São Francisco, vitais para o equilíbrio hidrográfico do Estado. Por isso, a serra é considerada pelos especialistas como “berço das nascentes”.

A gestora da APA, Ana Paula Soares, de acordo com o jornal regional O Eco, acredita na origem criminosa do fogo. Ela informa ainda que o dano pode ter chegado a 20 mil hectares de área consumida pelo fogo.

A APA tem uma área total de cerca de 63 mil hectares, e a zona de proteção rigorosa, que exclui os trechos liberados para agricultura e habitação, reúne em torno de 25 mil hectares e é a parte mais atingida.

O combate ao fogo, de acordo com o jornal, está  sendo feito por 15 brigadistas do município, e além disso o Governo do Estado enviou 12 bombeiros e um helicóptero para auxiliar o trabalho.

Tombada desde 1993, a APA da Serra do Barbado é uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável e está numa região ligada ao Ciclo do Ouro na Bahia, englobando os municípios de Rio de Contas, Jussiape, Abaíra, Rio do Pires, Piatã e Érico Cardoso.

Para mais informações, o contato com a coordenação da APA é o 77 3475-2204. Outros contatos:  Joandro (77 3476-6058) e Nelson (77 3476-6065).

Texto e fotos do jornal O eco: http://www.oecojornal.com.br/noticia.php?id=1083

2 Respostas to “Incêndio consome APA Serra do Barbado, “berço das nascentes” dos principais rios baianos”

  1. artur carmel Says:

    será que é por conta desse incendio que a região aqui de Barreirass tá toda fumaçada ?

  2. Antonio Carlos Says:

    Até pouco tempo a nascente do Rio São Francisco ficava na serra da canastra em Minas Gerais. Agora mudou-se para a Bahia.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: