Prefeito de Santa Terezinha (BA) foi eleito com 99,52% dos votos

08/10/2012

Santa Terezinha uma pequena cidade da Bahia, paraíso dos praticantes de vôos em asa delta, vizinha a Castro Alves foi, provavelmente, o lugar onde o PT recebeu o maior percentual de votos em todo o país: o prefeito Ailton foi eleito com 4.158 votos, o que representa 99,52% dos votos válidos na eleição local. O candidato que ficou em segundo lugar, Zé de Zila, teve apenas 20 votos. Quem acompanhou a eleição naquele cidade esperava, obviamente, o resultado pois durante a campanha as atividades promovidas pelo PT local mobilizavam todos os habitantes da sede municipal.

Em Salvador, a grande surpresa foi a votação de Hilton Coelho (PSOL), o segundo candidato a vereador mais votado na capital baiana. Ocorreu enorme renovação na Câmara de Vereadores: dos 41 atuais ficaram apenas 17. O PT saiu de seis para sete vereadores, dentre eles o ex-governador Waldir Pires. Ao cotejar o número de votos nominais e votos de legendas nas eleições proporcionais, observamos que o PT ficou na dianteira, tendo recebido 185.850 voto e elegendo a maior bancada na Câmara Municipal.

O partido que recebeu a segunda maior votação foi o Partido Trabalhista Nacional (PTN) com 143.415 votos, elegendo seis vereadores. O PTN é aliado do DEM, partido que recebeu a terceira maior votação (91.336 voto) e elegeu três vereadores. A quarta maior votação (69.115 votos) foi do Partido Social Cristão (PSC), que também é aliado do DEM e elegeu dois vereadores. Em seguida vem o Partido Republicano Brasileiro (PRB) com 64.429 votos, elegendo também dois vereadores. O PRB participou da coligação do bispo Marcio Marinho e seus vereadores compõem a bancada evangélica.

O PMDB ficou com a sexta posição neste ranking, obtendo 59.729 votos e elegendo dois vereadores. Este partido tem atualmente cinco vereadores, inclusive o presidente da Câmara, que não foi reeleito. O desempenho do PMDB em Salvador foi muito abaixo das expectativas e o seu candidato a prefeito, o radialista Mário Kertesz obteve menos de 10% dos votos. A sétima posição é do Partido Verde, que surpreendeu elegendo dois vereadores. O PV é aliado do DEM.

O PC do B ficou na oitava posição, com 55.817 votos e elegendo dois vereadores, mantendo o mesmo número da sua bancada atual. O PSB vem em seguida e também elegeu dois vereadores. O PSDB elegeu dois vereadores na coligação com o DEM. O PSD elegeu dois na coligação com o PT. E o PDT elegeu um vereador.

Anúncios

2 Respostas to “Prefeito de Santa Terezinha (BA) foi eleito com 99,52% dos votos”

  1. Gil Says:

    Em Santa Teresinha Bahia, os concorrentes foram Ailton e Agnaldo Andrade e não Ailton e Zé de Zila….

  2. cristina Says:

    Gostaria de saber do excelentissimo prefeito ailton quql a posicao vai ser tomada a respeito do concurso anulado


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: