Susto nas escolas

10/10/2012

Marcus Gusmão

As páginas e comunidades Assim você me mata, inspiradas no refrão do sucesso Ai se eu te pego estão se multiplicando no facebook. Caras, bocas, peitos e peitorais de belas e belos são oferecidos para e contemplação e azaração geral ou para facilitar a vida dos stalkers, como  assume a página  Ufba, assim você me mata, criada há 17 dias, e já com 9 mil seguidores.

Domingo passado à noite a brincadeira descambou para o lado perigoso da chacota e surgiram as  páginas Assim você me mata, de susto, criadas por estudantes de dois dos principais colégios secundaristas da rede particular de Salvador.   Os criadores se autodenominaram humoristas e se dedicaram a ridicularizar os colegas que consideram feios. Em cada post o nome, a série e um comentário depreciativo.

Mas a  boa notícia é que as páginas do susto não resistiram à pressão dos colégios  e, principalmente, dos colegas,  que postaram  mensagens furiosas e denunciaram as páginas.  Apesar do entusiasmo inicial de um pequeno grupo, a iniciativa tirada a engraçadinha já nasceu morta. Mas se não houvesse uma reação talvez prosperassem.

Esta possibilidade de auto-regulação consiste ainda um ponto forte do facebook.

Contra a mais famosa das rede sociais pesa ainda a comercialização das informações postadas gratuitamente. E a  falta de controle do autor sobre quem vai ver o que foi mostrado. Esta escolha é do entendimento da máquina sobre as  afinidades do usuário.

A favor, a possibilidade de chegar às pessoas mais facilmente. Mesmo que haja muito perfil fake ou abandonado, um bilhão de almas conectadas  é de assustar.  Não por acaso empresas e instituições têm investido e contratado equipes para alimentar e monitorar suas páginas de marcas e produtos.

Muito se fala bem e mal do facebook. O episódio acima se alinha ao lado sombrio.

Oxalá criem algo melhor do que o facebook. É pra já.

Ilustração: http://bit.ly/Qo87jX

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: