Crianças de Monte Santo adotadas ilegalmente por casais paulistas

15/10/2012

Está circulando na Internet uma petição digital dirigida ao ministro da Justiça José Eduardo Cardozo clamando pelo retorno para o convívio de seus pais biológicos de cinco crianças retirados ilegalmente das suas casas, no município de Monte Santo (BA) e entregues para adoção a quatro casais residentes em São Paulo. O fato ocorreu há um ano e três meses e foi, neste domingo, denunciado no programa Fantástico, da Rede Globo, pelos familiares das crianças.

Segundo a denúncia, os filhos de Gerôncio e Silvania foram retirados do convívio familiar atropelando os procedimentos legais que regulamenta a prática da adoção. As famílias paulistas chegaram em um dia, foram ouvidas pelo juiz e, no dia seguinte, voltaram para São Paulo levando, com elas, as crianças chorando, segundo relato das testemunhas.

“Trata-se da ação de uma ação criminosa. . Tudo feito em tempo recorde, sem a presença do MP na audiência e a oitiva dos pais”, relatam os advogados que prepararam a petição digital.

No documento foi relatado que o processo teve início pela ação de Carmem Topschall, que atua há alguns anos na região em busca de crianças para adoção. Ela tentou convencer a mãe, Silvânia, a dar sua filha recém nascida a um casal paulista. Com a negativa da mãe, resolveu denunciá-la ao Conselho Tutelar do município sob a alegação de maus tratos. O Conselho Tutelar não constatou qualquer sinal de violência doméstica, abuso sexual ou trabalho infantil.

“Ainda assim o Ministério Público requereu colocação de todas as crianças em um abrigo, mesmo sem ter abrigo no município ou região, e foi favorável à adoção da recém nascida ao casal de SP. O juiz da causa entregou as demais crianças a outros casais, separando-as e jamais citou a família para integrar o processo, ou nomeou Advogado dativo, como solicitado oficialmente pelo Conselho Tutelar”, denuncia a petição digital.

As crianças com idade escolar estudavam e a professora da escola onde estavam matriculadas afirmou à reportagem do Fantástico que os pais nunca deixaram de levar as crianças e que as mesmas não tinham mau comportamento ou qualquer sinal de maus tratos ou má saúde.

Assine a Petição digital: http://www.avaaz.org/po/petition/Monte_SantoBa_familia_pobre_tem_5_filhos_retirados_a_forca_de_casa_numa_adocao_criminosa_com_o_aval_do_Estado_Basta/?ebChCdb

54 Respostas to “Crianças de Monte Santo adotadas ilegalmente por casais paulistas”

  1. jose Says:

    este monte de safados que participaram da retirada destas crianças deviam estar todos presos , começando peala justiça desta cidade , ate os intermediarios , cadeia neles , .


    • É aterrorizador como as pessoas que tiveram oportunidades na vida, usam o intelecto para o mal. Roubar cruelmente filhos de seus pais e justificar isto por meios desonestos alem de usar a pobreza e a ignorancia de cultura desses pais para lincha-los moralmente, é de revoltar até os anjos no Céu. Deveriam sim, pagar com cadeia e indenização àos pais biológicos dessas crianças, essa quadrilha de traficantes de crianças.

      • Jansen Says:

        Concordo plenamente!

        Nâo pdemos isto cair na banalidade, no esquecimento, vanmos cobrar ação das autoridades

      • Jansen Says:

        As crianças foram devolvidas aos pais, como teria de ser, mas não podemos deixar que o fato caia no esquecimento. Vamos cobrar atitudes das autoridades e descobrir o que está por trás deste crime hediondo punindo os culpados para que nenhuma, família por mais pobre que seja, se sinta ameaçada em perder seus filhos de forma tão cruel.

  2. ailton f silva Says:

    o que as autoridades irao fazer em beneficio desta famailia,que sao desasistido de meio juridico/


    • fiquei indignado com a reportagem feita pelo fantastico,isto

      e uma afronta aos costumes moral,tirar sem qualquer motivo obvio,os filhos da familia,o ministerio publico não pode deixar passar em branco isto.
      luiz giopatto.

    • brasilverde Says:

      Gente um absurdo isso, cadeia nesse Juiz, nesta aliciadora de Pojuca, nos Policiais pau mandado, JUSTIÇA. Estamos de olho.

      • Rudy Says:

        é isso ai, essa mulher e o restante do bando deveriam apodrecer na cadeia. Cade os direitos humanos nessa historia, acho que só servem pra defender bandido.

  3. gilmar Says:

    Além das ações para o retorno imediato das crianças, precisamos criar meios de ajudar materialmente os pais das crianças. Temos que manter o caso em evidência. A população tem que saber o que aconteceu. Então esse papinho de que o caso corre em segredo de justiça é tão absurdo quanto a própria adoção ilegal.

  4. Alessandro Rosa Says:

    Concordo com o comentário do GIlmar, precisamos manter este caso em evidência. Necesstiamos comentar isso para as pessoas, espalhar esta noticia. Eu sou de Sorocaba-Sp e estou disposta mesmo tão longe em ajudar no que for possivel. Existem muitos programas de TV que dão casa, como Luciano Hulk, Gugu, Celso Portiolli. Eles necessitam de um lár melhor para que a “justiça” entenda que melhor para as crianças é ao lado dos pais. Vamos orar e pedir a Deus por ele.

  5. JAILMA Says:

    VAMOS NA CASA DELA EM POJUCA, É SÓ MARCAR, POIS MORO EM CATU.


  6. espero q seja feita a justiça e q todos envolvido nessa barbarie sejam severamente punidos e q essas crianças volte para seus pais


  7. É muito triste vc saber que o nordestino ja sofre muito com a seca,pra ainda ter que passar por esse tipo de absurdo onde chegamos ?a lei que deve proteger, acabar cometendo erro inexplicavel.Porque é tão óbvio que isso foi ilegal,parem pra pensar !por que casais paulistas vão até o interior bahiano pra adotar essas criança? se esses mesmos casais poderia adotarem crianças aqui mesmo,no seu estado.Sabe por que fizeram isso? porque nessas cidades pequenas e principalmente la pro semi árido a lei corre frouxa, principalmente se houve corrupção por parte das autoridades.É UMA VERGONHA! trauma vão causar nessas crianças tendo que serem tiradas de seu convivio familiar de forma agressiva,pois tenho certeza que as crianças nao queria ir.A LEI não parou pra pensar nos direitos da criança e do adolescente?a sociedade fala tanto em modernidade, que modernidade é essa que os pais não tem mais o direito de cuidarem ,viver com seus proprios filho?


    • O Juiz que permitiu esta barbária com essa família nordestina não considerou em nenhum momento o quanto de sofrimento estaria causando às crianças e aos pais. É brutal dimais ver filhos serem arrancados de seus lares e seus pais sob alegações mentirosas que envolviam pobreza. Ele talvez não tenha visitado aldeias indigenas brasileiras, ou favelas da periferia paulista, onde crianças andam semi ou nuas, dormem em redes ou chão, comem restos, são picadas por todo tipo de insetos, não teem agua encanada, saneamento básico, luz, produtos para sua higiene pessoal, etc . . . Ainda assim não trocam suas vidas e suas familia por outros pais , outras casas, outras familias. Pois em sua maioria são amadas, e isto é o que importa, o sustento emocional e afetivo dessas crianças. Os filhos de Silvania e Jeroncio, tinham dentro dos poucos recursos que vimos, um quintal de terra para brincarem, arvores para subirem, amor presente de tios , avós, tias, alem dos pais, e com toda a assistencia que dentro de suas possibilidades os pais lhes davam. É muito louco o que o Sêr humano é capaz de fazer com uma familia humilde e simples de coração, que não tem nada alem dos proprios sentimentos em suas defesa.


  8. temos obrigaçào de nos pronuçiarmos em favor desses pais queria que todos q viram essa reportagem se colocasse no lugar dessespais q foram violados todos os direitos q lis favoreçem como pais dessas crianças por favor escreva o maximo de comentarios

  9. adri Says:

    Colegas, na minha opinião este processo de adoção é nulo, nulidade absoluta, pela ausência do MP e dos pais na audiência, além isso há falta de nomeação de defensor público para os pais! Isto é cristalino como a água. E onde estão essas crianças???? O processo correu à margem da lei de adoção. Li que o CNJ protocolou hoje de manhã uma petição requerendo investigação sobre o caso, Também sugiro que coloquemos a noticia nas redes sociais para que todos fiquem sabendo e o caso tenha muita repercussão.

  10. Márcia Tavares Says:

    Pra começar os pais biológicos tem que assinar um termo que estão de acordo em querer doar os filhos….se os pais cuidavam bem das crianças o Conselho Tutelar não pode em hipótese alguma tirar os filhos dos pais…… Tenho um filho adotivo e fiquei tres ( 03 ) anos na fila de espera. Peguei a guarda definitiva depois de anos. Como pode um casal chegar do nada em uma cidade e no mesmo dia levar as crianças embora???!!!!!! Tem coisa feia rolando aí neste caso e coisas como (dinheiro) pode ser uma hipótese. Quem esta sofrendo mais ainda são as crianças que nem sabem porque foram tiradas dos seus pais…….Porque este Juíz não deu os filhos ou netos dele para este casal já que ele queria ajudar tanto

  11. Talita Says:

    Nao podemos deixar cair no esquecimento.essas criança precisam voltar para o seio familiar simlples mas com dignidade e amor.e essas juiz ladrao vagabundo idiota precisa ir para cadeia la é o lugar dele.esperamos solucao.

  12. José Reis Cerqueira da Silva Says:

    Após ver a reportagem do fantástico, Não consegui desviar a atenção e precisava fazer algo. Busquei o site de Monte Santo e já encontrei este encaminhamento, ótimo; Isso mostra que ainda existe solidariedade. De boa fé, diante da conotação alcançada pela noticia… fico a imaginar essas crianças voltando para os pais mesmo antes de qualquer desfecho judicial. Mas isso não é tudo! Onde está o Arbitro? Sumiu, tem advogada e tem agenciadora no imbróglio, portanto;
    contemos que o Ministério Público haja com o mesmo vigor, senso e a intensidade que tem o MM Juiz Joaquim Barbosa, feito para que nós brasileiros acreditemos que perante a lei, um sertanejo que perdeu os filhos vítima do tráfico de crianças, foi preso quando era a própria vítima, perdeu a casa para afiançar a liberdade…ELE, apenas está na 3ª pessoa mas não me parece diferente de EU e TU.
    Um ano e três meses de dor, omissão e descaso… AONDE É QUE NÓS ESTAMOS!
    José Reis Cerqueira

  13. Everaldo Muller Says:

    Somente alguém tem direito de separar esta familia e é JESUS estas crianças ja deveriam estar com seus pais biologicos o que a justiça esta esperando não chega todo o trauma que eles ja passaram ! Pra que prolongar ainda mais.

  14. ANA PAULA BATISTA Says:

    LENORA THAÍS STEFFEN TODT PANZETTI
    em Advogados
    0Seja o primeiro a avaliar
    R dos Andradas 107 – Cidade Nova I
    Indaiatuba, SP | CEP: 13334-020 Como chegar
    (19) 3875-6139
    ESTE É O TELEFONE E ENDEREÇO DA SAFADA ADVOGADA DOS PAIS ADOTIVOS ( SEQUESTRADORES)

    nAO PUDE ACREDITAR NO QUE OUVI ELA FALANDO HJ, QUE AS CRIANÇAS ESTAO MELHORES POIS VIVIAM NA POBRESA , SE EU PUDESSE FALAR PESSOALMENTE COM ELA, IRIA DIZER QUE SEUS FILHOS TEM QUE SER TIRADOS DELA, SEM JULGAMENTO POIS TEM UMA MÃE QUE FAZ PARTE DE UMA QUADRILHA, QUE IMPAFIA , QUE SOBERBA, QUE DEUS CUIDE DE VC SUA BRUXA, ISSO É CUSPIR NOS VOTOS QUE FEZ AO SE TORNAR UMA ADVOGADA.


  15. isso é um absurdo!! cadê a famigerada democracia? ninguem vai fazer nada nâo? bota esse Juiz que fez essa merda na cadeia!

  16. JOSIANE Says:

    Bom dia,
    E esse tipo de informação que precisamos divulgar ao maior número de pessoas possíveis.
    Que a justiça seja feita e que os culpados paguem pelos seus crimes.
    Que falta de temor é esse onde prevalece a ganancia e os valores são cada dia banalizados.
    Vamos ajudar essa família, fiquei horrorizada só de pensar em tamanha crueldade com os pais e com as crianças sendo arrancada de suas familias e depositadas em lares estranhos.
    Não podemos deixar impunes esses marginais apenas por se tratar de familia pobre que não tem voz que não tem dinheiro para se defender…. Só quem é mãe e pai para entende a dor e a trajédia que essa família está vivendo.
    Que haja intervenção do estado, da justiça da polícia daqueles que são pagos com dinheiro público para defender os direitos humanos.

  17. Stela@ Says:

    O que vejo aqui são vários ignorantes que se baseiam na “Rede Globo de Manipulação” para julgar suas verdades. POr que antes de julgar vocÊs não veem o outro lado? Até quando vocês vão deixar a GLOBO manipular a vida de vocês? Informações relevantes: Aquele cara que apareceu não é o pai dos 5, ele é pai só de 3 meninos. ; Vocês viram fotos do estado das crianças quando foram adotadas? Uma criança com 30 picadas no rosto, berne na cabeça, e feridas na orelha é sinÔnimo de bem cuidada?
    ISSO A GLOBO NÃO MOSTRA!!! ACORDA BRASIL!!!
    Não se esqueçam que 5 crianças significam 5 bolsas familia a menos!!!!!

    • Nilson Says:

      Por partes: ‘não é o pai de todos’ não tira um milímetro da verdadeira questão, que é o caráter do processo de adoção que deixou de cumprir determinados ritos, a começar pela anuência da mãe (de todos?) ou do pai (de “apenas trës”?). Já o estado das crianças é um argumento ruim porque, a menos que fossem sinais de violência ou abuso, ou mesmo descaso (com testemunhos confirmando), alegar picadas, berne, feridas – ‘procurando bem, todo mundo tem pereba…’ – equivale a dizer que toda criança em tais condições é caso de adoção automática. De repente pegam seu filho com furúnculos e despacham pro pessoal limpinho de sumpaulo…

    • Marcus Gusmão Says:

      O ignorante aqui tem um motivo muito simples para julgar. Um juiz resolver um processo em 24 horas, queimando etapas elementares do ritual de adoção, é mais do que suficiente. Mas a coisa já saiu da esfera da Globo, está na mão da Polícia Federal, corregedoria e CNJ. Vamos ver se eles julgam.


    • Desde quando ser pobre ou ter pereba é motivo de que tirem os filhos dos pais. E você mora em uma cidade rica,mas pelo visto é muito pobre , pois não tem o mais importante o coração que pulsa a humildade.E você perguntou as crianças se elas queria sair de perto dos pais?

    • Ana Says:

      Concordo com seu comentário. A manipulação cegando as pessoas. O maior problema são essas crianças que ficam cada hora em um lugar, sem saber o que está ocorrendo. Coração apertado! Será que a justiça dos homens está correta? Acredito que as provas reais ainda irão surgir.Peço a Deus a justiça real, a divina!

  18. José Reis Cerqueira da Silva Says:

    E aparece alguém pra me chamar de IGNORANTE e MANIPULADO GLOBAL. Não sei qual é a sua formação mas vi que não consegue difundir opinião e versão. A rede Globo não criou essa história, apenas levou ao telespectador a versão de um fato que inclusive ela própria através da sua afiliada rede Bahia, não me pareceu ter dado a importância equivalente à sua conotação. Hoje, vi o jornal meio dia e contei por seis vezes a chamada para uma reportagem sobre dois bodes em um restaurante de Feira de Santana/Ba, não por acaso, aguardava e só vi porque aguardava, quando repentinamente o apresentador enfocou rapidamente a noticia em questão.
    Há cerca de dois ou três meses a emissora rede Bahia acompanhou diariamente por uma semana e até o seu restabelecimento físico, o resgate de uma cadela no topo de uma montanha na região sul do Estado. Nada contra os animais, nada contra quem pode criar cachorros como se fossem filhos com saia, lacinhos de fita e até óculos, como disse o nosso falecido ministro do trabalho Rogério Magri, “OPINIÃO, digo eu,… ele disse: O salário,” É IMEXÍVEL. Quanto a usar veículo público para transporte da sua cadela ao veterinário, disse: “CACHORRO TAMBÉM é GENTE”. Como então vou me surpreender com alguém CONFUNDIR CINCO CRIANÇAS COM CINCO BOLSAS FAMÍLIA. Quanto valem os seus?
    Mas há saída, dois Senadores cito: Lídice da Mata e Paulo Davim, estão no caso o CNJ e o MP estão no caso e todos nós, comovidos com a situação, não queremos apenas ter visto uma reportagem “nada fantástica”. Até por que…, sabe o que ficou atrás de uma formiga?

    José Reis Cerqueira – SSA/Ba

  19. cicera hermino Says:

    me coloquei no lugar desses pais como tenho 2 filhos meu coraçao doeu!!! como pode uma coisa dessas acontecer!! arrancar os filhos dos braços dos pais.!pelo amor de Deus autoridades ajudem a esses pais a terem os seus 5 filhos de volta !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  20. amarildo Says:

    a autoridade se é que realmente podemos chama-la assim, deveria vir a público explicar a referida legalização desse ilicito, de acordo com areportagem, a documentação e testemunhas esta totalmente incompleta e não poderia ser iniciada. aguardo com muita ansiedade o densenrolar dessa trama, espero pela punição de todos os envolvidos nesse crime macabro (juiz, advogado, a mulher que indicou as crianças e as pessoas que de forma irregular se apossaram das crianças alheias). Todos também precisam serem cndenados a indenizar o casal pelos danos e transtornos causados aos mesmos.

  21. Jansen Says:

    Não devemos deixar isto cair no esquecimento.Este povo tão sofrido por tantas carências e agora respirando um pouco de cidadania, deve exigir e acompanhar o desenrolar deste caso, que nos envergonha de pertencer-mos à raça humana. O dito Juiz deveria ser condenado à maior pena existente no país e ainda seria pouco.
    Seus filhos (caso os tenha) deveriam ser arrestados e adotados por estranhos com a mesma dinâmica do processo que ele julgou, para que ele sinta na pele o que é o sofrimento de pais, que por mais simplórios que sejam, por mais pobres, por mais ignorantes, por mais carentes, mas teem o direito universal de criarem seus filhos.
    Nada substitui o calor de um lar legítimo. É preciso que o MINISTÉRIO PÚBLICO com o apoio da POLÍCIA FEDERAL, investiguem este e outros casos que já começam aparecer, para ver o que está por trás disto, com certeza não é amor pelas crianças, mas talvez exploração de mão de obra gratuita.
    A população brasileira exige esclarecimento e punição exemplar para os culpados

    • EDINALVA ROSA DE SOUZA Says:

      CONCORDO COM VOCE DESDE QUANDO ASSISTIR A REPORTAGEM ESTOU INDGNADA,QUERO O RETORNO DAS CRIANÇAS LOGO,NÃO ENTENDO POQUE A JUSTIÇA NÃO DETERMONOU AINDA JA NÃO AGUENTO VER O SOFRIMENTO DESSES PAIS ,E IMAGINO O SOFRIMENTO DESSA CRIANÇAS.QUERO JUSTIÇA E PUNIÇÃO DOS CULPADOS PRINCIPALMENTE DESSE JUIZ

  22. wilson andrade brito Says:

    sou de monte santomas moro em s.paulo
    estoucada vez mais estarrecido com mais este episodio
    comose ja não não bastasse o sofrimento desta oprimida.
    este clamortemque chegar au céu não é possivel.

  23. wilson andrade brito Says:

    não é possivel que casos absurdos como este continuem
    acontecendo com gente simples e sofrida como ja é este povo nordestino.é um clamor que tem que chegar ate deus
    não é possivel.

  24. Lúcia Maria Says:

    Quem quer essas crianças à força ,será que é para cuidar com amor ou escravisa-las,abusa-las.outros absurdos.A justiça já foi lá pra saber se essas crianças estão vivas,estão sendo cuidadas?Tem que esses filhos voltarem para seu lar.Esse caso é uma idenização pra mais de 1 milão.Tem que vêr outras cidades do Brasil que aconteceu o mesmo.

  25. n Says:

    É triste ver minha querida cidade nas paginas dos jornais e em todos os programas de televisão nos mais badalados noticiando coisas desse tipo, onde vamos parar com a impunidade os descasos das autoridades com os mais umildes sofridos, ninguem se preocupa só pensa em si. Eu gostaria de estar estes noticiarios mostrando algo feito por alguem do poder publico, que viesse benificiar a todos da região, e progresso para esta cidade maravilhosa que sempre me orgulho de ser filho.

    R C M

    • andre donato Says:

      E a vida dessas crianças quem se preocupou com elas.
      Vão sair de um lar em que viviam bem, teriam possibilidade de estudar e voltar a viver em um lar em que eram maltratados de pais separados sem nenhuma condição de estudar. Parabéns Rede Globo voçês conseguiram acabar com o futuro delas.

    • marilena Says:

      Estou indignada !Absurdo !Cadeia para todos que participaram dessa injustiça.


  26. estou acompanhando o caso dessas crianças que retiraram dos seios dos pais sera? que essa adivogada da familia que adotaram tem filhos? e porque ela não entrega os filhos dela?/ aquela safada loura burra que estar envolvida merece é uma cadeia.sou bacharel em direito,e estou sastisfeita com a decisão do atual juiz,ninguem pode pegar filho de ninguem e retirar dos seios dessa maneira ,eu tenho duas filhas adotadas e tenho a maior dor da mãe biológica que eu fasso questão das minhas filhas visitarem ela mesmo perdendo o vincúlo de mãe biológica, meu coração doi pois quem passou a dor foi a mãe.e essas pessoas que estão fazendo isso não tem coração .aquela loira merece é uma surra eu deseijava morar na bahia,todo pai tem condições de criar os filhos onde come um come dez.parabéns magistrado o senhor faz justiça, desmascarou essa adivogada po sem coração que retirou as crianças dos seios dos pais.eu estava depressiva, pois tenho um netinho que crio junto com a mãe e ele passa o dia todo comigo mas só dorme sentindo o cheiro da mãe,eu não estava mais aguentando ver o sofrimento dos pais das crianças.essa adivogada das familias que adotaram ilegalmente não conhecem os príncipios de deus pois se conhecesse não o faziam tanto sofrimento,essa senhora não tem deus,quero que ela dei é um filho dela ou que deus retirasse um filho dela para ela sentir na pele, o quanto doi a mãe ficar sem um filho.eu adotei duas criança legalmente mesmo sabendo que a criança perde contato com a familia biológica eu não fui pela lei eu fui por deus fasso contato com a mãe das duas.só não ajudo porque tenho pena quem sofre a dor é a mãe.crie coração o sua adivogada.vá ganhar dinheiro com outra causa .

  27. lucia Says:

    Vale a pena ouvir os pais adotivos, pra saberem em qual situação se encontrava essas crianças, qdo viviam com os pais biológicos.

  28. auricelia viana Says:

    É um absurdo oque fizeram com essas crianças ,alguma coisa tem que ser feita para que a felicidade delas continue e todos os seus pais de coraçao pois só o amor constroi e é isso que elas estão precisando.

  29. juliana pereira da rocha Says:

    acho que o fato de nao consuir ter seus proprios filhos nao justifica a atitude erronea e covarde dos envolvidas .e que agora eles responda por isso.e que a justiça se faça valer.

  30. Celia Nunes Says:

    Quando vejo uma reportagem desse tipo, eu nunca dou minha opinião de imediato, porque a história pode não ser bem assim. Agora estou vendo outras reportagens que veio de encontro ao meu pensamento.
    Eu não estou preocupada com a cidade e sim com as crianças. quem estiver fazendo isso, e já conseguiu a volta das crianças, que fique de olho, porque quando elas aparecerem mortas não tem mais jeito.

  31. Jansen Says:

    A mercantilização de seres humanos é a pior e mais nefanda das atividades.
    O estado tem por obrigação, proteger, educar e encaminhar para um futuro seguro, estas e todas as crianças. É nosso dever como cidadãos, cobrar isto dos governantes, não ficar só lamentando, temos que aprender a exigir e nunca, mas nunca mesmo, procurar justificativas para o ilícito, que no caso, foi de uma crueldade sem limites.

  32. cintia Says:

    Coitada das crianças, quando conseguiram pessoas descentes para cuidar delas vem a justiça sempre fazendo tudo errado e essa mãe biologica, uma safada que pari um filho por ano só por causa do bolsa familia, como brasileiro é burro e mal informado.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: