Ministra pedirá investigação sobre adoção de crianças na Bahia

15/10/2012

Cinco crianças foram tiradas dos pais e entregues a famílias de São Paulo. Há suspeita de que uma quadrilha esteja por trás do comércio de crianças. CNJ investiga processos de adoção de crianças em Monte Santo desde 1º de outubro: http://bit.ly/SXAetf

José Raimundo Monte Santo, BA

A ministra Maria do Rosário, da secretaria de Direitos Humanos, vai pedir à Polícia Federal que investigue a adoção de cinco crianças que foram tiradas dos pais, no interior da Bahia, e entregues à famílias do interior de São Paulo.

Há suspeita de que uma quadrilha esteja por trás do comércio de crianças pobres. A denúncia foi feita ontem pelo Fantástico.

Os moradores de Monte Santo, no sertão baiano, estão chocados. Ninguém imaginava que os filhos de Gerôncio e Silvânia foram levados com tanta violência. Primeiro foi uma filha caçula, uma menina de dois meses.

Silvânia estava no quarto dobrando roupas, quando dois policiais entraram na casa dizendo que tinham ido buscar as outras crianças, quatro meninos. Eles disseram que era ordem do juiz, depois que ele decidiu tirar dos pais biológicos a guarda dos filhos.

Acompanhe o Jornal Hoje também pelo twitter e pelo facebook.

Silvânia diz que tentou impedir. “Disseram que se a gente impedisse, ia preso. Meu filho mais velho chegou e disse: ‘mãe, me esconda. Me esconda que eu não quero ir, não’”, conta a mãe. Gerôncio, o pai dos meninos, trabalhava na roça e. Quando voltou pra cidade, os filhos já estavam longe.

Foi tudo resolvido rapidamente. Em 24 horas, o então juiz de Monte Santo, Vitor Manoel Xavier Bizerra, destituiu o poder dos pais para entregar as crianças a quatro casais paulistas. Ninguém da família dos meninos estava presente, nem o ministério público, o que por lei não pode ocorrer.

Isso foi em junho do ano passado e desde aquela época, o os advogados do Cedeca, Centro de Defesa da Criança e do Adolescente trabalham para trazer as crianças de volta. “O Estatuto da Criança e do Adolescente deixa claro que essas famílias não podem ser condenadas, nem ter seus filhos retirados sobre a justificativa da pobreza, declara Isabela Costa Pinto, advogada.

Dos cinco filhos de Silvânia e Gerôncio, dois estão em Campinas, os mais velhos. Ou outros estão na cidade vizinha de Indaiatuba.

Nesta segunda-feira (15), a repórter Cristina Maia tentou conversar com uma mulher que tem a guarda de um dos meninos. “Houve o devido processo legal ninguém fez nada que não fosse pelo devido processo legal”, comenta a advogada Leonora Steffen Panzetti.

O atual juiz de Monte Santo, Luiz Roberto Cappio, está revisando os processos e já encontrou irregularidades. “Infelizmente eu verifiquei diversas irregularidades, que maculam as concessões de guarda”, declara.

A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos, vai pedir à Polícia Federal que investigue o caso. “Tudo indica que exista uma quadrilha atuando, traficando crianças, e lamentavelmente com algum apoio por dentro do próprio sistema de justiça”, declara.

O Conselho Nacional de Justiça informou que o juiz Vitor Manoel Xavier Bizerra, que determinou a retirada das crianças da casa dos pais biológicos, já está sendo investigado pela Corregedoria Nacional de Justiça por suspeita de envolvimento em um esquema de adoções irregulares na Bahia.

8 Respostas to “Ministra pedirá investigação sobre adoção de crianças na Bahia”

  1. Lailarina Says:

    Que tudo se resolva. VAmos fazer um abaixo assinado..vamos ajudar a familia a trazer os filhos e PRENDER BANDIDOSSS…que horror..a justiça fazer isso…AJUDEM PELO AMOR DE DEUS!

  2. Jessé Says:

    Como podemos ajudar? alguem tem uma idéia?

  3. Flavia Says:

    Uma das mais revoltantes e absurdas noticias que li em minha vida, Que a PF investigue essa quadrilha a começar pela assistente social, a intermediaria até o Juiz e prenda quem cometeu esse abuso.


  4. por favor peço ao povo de monte santo que se sençibilize e faça uma grande manifestaçào pare a cidade escola prefeitura camara de veriadores conselho tutelar ou seja vao a rua toda populaçào demostre toda a revolta que esse caso causou por favor cada morador tem obrigacào de se manifestar em prou dessa familia nao podemos deixar cair no esqueçimento esse caso dessas crianças pois seus pais geronçio e silvania mereçe mais respeito como pais biolgicos dessaa crianças gente apoiessaidei


  5. fasaõ alguma coisa urguente pesa para cantores fazer chou em prol desta famlia ajude estes pais pelo amorde DEUS tragan as crianças de volta


  6. Deus dê força para estes pais e avos gente vamos ajudar


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: