Em defesa da integração cultural latino-americana

26/10/2012

Por Josias Pires, da Venezuela

O Fórum de Conteúdos, evento organizado pelo V Festival de Cinema Latino-americano e Caribenho Margarita 2012, na Venezuela, realizado na manhã desta sexta-feira (26) defendeu maior integração cultural latino-americana, a fim de ampliar a produção e difusão audiovisual da/na região.

Presentes realizadores e representantes governamentais da área do cinema e do audiovisual da Venezuela, Argentina, Colômbia, Costa Rica e Cuba. A representante do Instituto Cubano de Artes e Indústria Cinematográfica (Icaic), Suzana Medina lembrou que, apesar da enorme diversidade cultural da América Latina, este subcontinente americano é importador de conteúdos audiovisuais.

Outra palestrante informou, inclusive, que o cinema latino-americano perdeu público em 2011, em relação a 2010, e que está havendo uma redução do número de distribuidoras de filmes locais. “Vivemos em meio a uma guerra cultural, uma guerra simbólica, e para vencermos é preciso maior visibilidade dos criadores culturais da região e, especialmente, precisamos investir fortemente na formação de público”, defendeu Medina.

A venezuelana Suzana Molina, também diretora do ICAIC, pegou a bola levantada e propôs que seja incluída na Declaração de Margarita 2012 a proposta de levar aos governantes dos países latino-americanos e caribenhos a criação de um programa de formação de público, cobrindo todas as faixas etárias, principalmente as crianças.

Molina lembrou que estamos submetidos a processos cada vez mais velozes de difusão de conteúdos, que muitos conteúdos são também descartáveis rapidamente e que, em contrapartida, devemos buscar conteúdos mais duráveis, realizados de modo mais voltado para atender as demandas da cidadania e não de meros consumidores.

Uma resposta to “Em defesa da integração cultural latino-americana”

  1. Joana Horta Says:

    Cade a participação brasileira? No hay?


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: