Dirceu constata inexistência de comunicação e cultura de esquerda no Brasil

22/12/2012

O PT falhou ao não estimular, nos últimos anos, uma “comunicação e uma cultura” de esquerda no país: “Até nos Estados Unidos tem isso, jornais de esquerda, teatro de esquerda, cinema de esquerda. É uma esquerda diferente, deles, mas que é totalmente contra a direita. Aqui no Brasil não temos nada disso.” (http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/os-momentos-de-tensao-de-dirceu-a-espera-da-policia).

Por Josias Pires

A frase pinçada pela jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, pegou-me de surpresa. Pensei:  que merda! Só agora, na hora de ser preso, o comandante José Dirceu diz uma coisa dessas! E fiquei me perguntando: o que ele fez no governo para criar uma poderosa imprensa e comunicaçao eletrônica de esquerda, um teatro de esquerda articulado com expressões locais e internacionais, cinema de esquerda, uma política e uma comunicaçao de esquerda?

Claro que isto tudo é tarefa para muita gente, para um governo inteiro. Quando o PT vê-se acuado agora diante da articulaçao mídia-pgr-stf-direita, direita que defende sua mídia com manifestaçoes de rua, como estamos vendo na Argentina; fico  me perguntando por que governos do PT continuaram reprimindo e fechando as rádios comunitárias? Conheço algumas, feitas por amigos no sertão da Bahia, que tiveram seus equipamentos apreendidos mais de uma vez – rádio de uma associaçao de pequenos agricultortes vitoriosa, que atua na região há mais de 30 anos!!

É evidente que o PT deveria cumprir papel histórico de liderar a esquerda brasileira num projeto de transformaçao profunda do país e não apenas administrar o capitalismo, privilegiando alianças com os coronéis de sempre, ao invés de buscarem fortelecer as bases, apenas para que os mesmos de sempre ganhem cada vez mais e as maioria comecem a ganhar alguma coisa. Historicamente a direita sempre teve mais poder político que a esquerda no Brasil. Logo para virar o jogo de verdade é preciso um projeto de educaçao, cultura e comunicaçao muito arrojado.

Queremos muito mais. Esta é a questão. Comida é pasto.

A gente não quer
Só dinheiro
A gente quer dinheiro
E felicidade
A gente não quer
Só dinheiro
A gente quer inteiro
E não pela metade…

Bebida é água!
Comida é pasto!
Você tem sede de que?
Você tem fome de que?…

O fosso sócio-cultural-econômico do Brasil é ainda, sabemos todos, gigantesco …

E tem mais: os nossos expoentes da esquerda partidária no poder parecem pensar, segundo pode deduzir-se do relato – pensam numa política de comunicaçao e cultura apenas como algo instrumental, defensivo, como instrumento de defesa do seu próprio poder; mas o que temos que ter em conta é que o projeto é do país, das suas maiorias.

Quando as maiorias elegem governantes depositam nelas suas esperanças e expectativas de melhoria das suas vidas num sentido amplo. O projeto não é do PT – é sim de de todos aqueles que querem um país melhor, de verdade, para a maioria. Isto exige um projeto profundo de comunicaçao e cultura pró-ativa.  Comunicaçao e cultura de esquerda são encontrados, p.ex., nos movimentos sociais, que gerem de modo orgânico e construtivo novos padrões de relaçoes sociais.

Seremos derrotados pela aliança grande mídia-stf-pgr-direita? Não sabemos – a diferença de votos, Dirceu admite, é pequena – Só consegiremos derrotá-los de modo mais intenso e definitivo, contudo, se tivermos uma educaçao, cultura e comunicaçao de esquerda hegemônicas no país.

Os especialistas acreditam que entre 1950 e 1970 houve no Brasil uma predominância cultural de esquerda. Por incrível que pareça, com o fim da ditadura, a comunicaçao e a cultura de esquerda saíram de moda e a esquerda política-partidária – via marketing político e quetais – aproximou-se perigosamente e tragicamente da cultura e da comunicaçao da direita.

2 Respostas to “Dirceu constata inexistência de comunicação e cultura de esquerda no Brasil”

  1. Igor Says:

    A questão crucial pra entender a glória e a derrocada do PT em relação aos seus princípios de nascimento está na sua origem: O sindicato. Primeiro que os sindicatos nunca foram locais onde a democracia fosse respeitada. Quantas fraudes eleitorais em eleição de sindicatos já ocorreram? Quem aprende a não respeitar a democracia no sua origem, não irá respeita-la jamais. Eu conheço um senhor stalinista que passou a vida sendo contratado pra fraudar eleições de sindicatos. Aliás a biografia dele daria um filmaço… rsrsrs. Então nunca houve na sua origem um respeito pela democracia e nem pela ética, já que sabemos que há muitos roubos em sindicatos. Outra questão é que sindicalista nunca ligou pra cultura, é algo menor por que eles são em suma desenvolvimentistas. Além disso o um velho lider soviético, preso por Stalin durante anos, ao sair da prisão disse uma frase lapidar: O sonho de todo proletário é virar burguês. É isso, gostaram de ser elite. Sim, qualquer um que assuma o poder passa ser a elite. E é bom ser elite. Tudo fica mais fácil. Mas quando se quer manter seu posto atual a qualquer custo, se utiliza das mesma práticas da antiga elite. Por isso não fizeram nem 1 terço do que pensávamos que eles poderiam fazer.

  2. Eliana Rosa Ramos Says:

    Temos 25 anos pós ditadura,de lá pra cá, tivemos eleição de Tancredo,direta já,Constituição,derrubamos presidente,Plano Real,Fora FMI,elegemos o primeiro operário presidente dps de várias tentativas e a primeira presidenta…entre outros acontecimentos! Muito foi feito na recente história política e acho que até a nossa “velha” mania de achar que por aqui tudo é pior diminuiu. O que é de se esperar é a diminuição também da corrupção,é uma educação abrangente e de qualidade e etc…eu que vez em quando visito pequenos vilarejos observo o muito que se tem feito na educação,nos grotões fica mais evidenciadas as melhorias. Os meus velhos heróis da adolecência se mostraram fragéis,vulneráveis…mas quem sou eu pra atirar a primeira pedra?O que sei de relevante é que a ética,a honradez diz muito respeito a família…os nossos filhos serão marcados por nossos exemplos.Continuo à esquerda porque entendo e compreendo que por esse canal deveria sempre serem ouvidos os movimentos sociais.Tenho fome e sede de uma boa comunicação…fazer o quê com o real domínio financeiro versus interesses de poder?fazer o quê com a manipulação?e etc…Então…quando descubro gente como Josias Pires fico mais orgulhosa ainda de ser brasileira rsrs e uma leiga como eu se encoraja e tá aqui comentando.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: