Humberto Mauro – Brasilianas: Canções Populares

27/02/2013

Por Josias Pires

A série de curtas-metragem “Brasilianas: Canções Populares”, realizada por Humberto Mauro, no Instituto Nacional do Cinema Educatuvo (INCE), entre 1945 e 1964 adquiriu a condição de filmes clássicos do cinema documentário brasileiro. São pérolas densas de poesia lírica, bucólica, telúrica, que registram expressões musicais populares e, mais do que isto, descortina panoramas do mundo rural, gestos e comportamentos de homens que vivem e atuam naqueles locais.

Brasilianas impõe-se pela qualidade da fotografia, sob a direçao de José Mauro, filho de Humberto, que nos transporta ao universo representado por meio dos amplos planos para descrever e fixar os monumentos da natureza e os construídos na paisagem rural; e por meios de planos mais próximos nos põem de frente aos homens e animais realizando atividades tradicionais relacionadas com os produtos / objetos tematizados por cada uma das canções.

Os filmes impõem-se igualmente (e definitivamente) na história do cinema brasileiro pelos roteiros visuais traçados para representar os assuntos de cada episódio – mais do que por narrações em off -; pela montagem ágil, sensível e elegante; e pela diversidade de assuntos que trazem à cena, todos tratados também com arranjos musicais de maestros e interpretados por cantores como Almirante e grupos como Os Cariocas. Merece destaque especial os vários cantos de trabalho que compõem a série, como os cantos de Pilão, do Barqueiro, Cantos de Pedra e Cantos de Engenho.

Os curtas-metragens de Humberto Mauro, da série Brasilianas são: Chuá-chuá e Casinha Pequenina (1945); Azulão e Pinhal (1948); Aboio e Cantigas (1954); Engenhos e Usinas (1955); Cantos de trabalho (1955); manhã na roça: o carro de bois (1955); Meus oito anos ( 1956). Os demais curtas estão inseridos na temática rural / interior, O João de Barro (1956); São João Del Rei (1958); A Velha a Fiar (1964) e Carro de bois (1974).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: