Lançamento de vídeos nucleares no Congresso Nacional nesta quarta-feira (22)

20/05/2013

Antinuclear

Por Zoraide Vilasboas

Durante a Audiência Pública que vai discutir na quarta-feira próxima (22 de maio), A Situação da Energia Nuclear Pós-Rio+20, será lançada uma série de vídeos sobre o tema, com depoimentos de cientistas, artistas e militantes socioambientais, como o teólogo Leonardo Boff, a física e ativista ambiental indiana, Wandana Shiva, e o engenheiro Ildo Sauer (USP). O ato acontecerá às 11 horas no Plenário 2, do Anexo II, na Camara dos Deputados, em Brasilia. O debate contará com a participação do Prof. Heitor Scalambrini (engenheiro/UFPE), da procuradora Gisele Porto (MPF) e outros convidados.

Os videos foram realizados pela Articulação Antinuclear Brasileira (AAB), com o objetivo de democratizar as informações sobre as atividades nucleares e dar visibilidade aos perigos que representa o Programa Nuclear Brasileiro para as gerações presentes e futuras. Afinal, o secretismo do setor nuclear, aliado à desinformação generalizada sobre o que realmente se passou e se passa no mundo com a tecnologia atômica, deixa a sociedade inteiramente alheia às possibilidades catastróficas e imprevisíveis desta tecnologia.

Os vídeos demonstram que esta energia é suja, insegura, cara e perigosa e que sua invisível, mas mortífera radioatividade, contamina o meio ambiente e as pessoas, causando destruição e morte, além de favorecer a proliferação de armas, interesse maior da industria bélica. E foram feitos para estimular o debate sobre a política nuclear e agilizar providências para resolver os graves problemas causados pelos impactos sócio ambientais do Programa Nuclear Brasileiro. Os vídeos foram produzidos com o apoio do Fundo Socioambiental CASA, da Fundação Heinrich Boell, da Rede Brasileira de Justiça Ambiental e da Coalizão por um Brasil Livre de Usinas Nucleares.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: