A capoeira perde Frede Abreu, seu maior pesquisador

13/07/2013

Fred Abreu

Por Josias Pires

O escritor, pesquisador e historiador baiano Frederico José de Abreu, conhecido como Frede Abreu morreu nesta quinta-feira (11) deixando um vazio no mundo da capoeira e um valioso legado de pesquisas, sobretudo o acervo que reuniu no Instituto Jair Moura, por ele fundado, que conta com mais de 40 mil títulos, entre livros, recortes de publicações impressas, CDs, fotos e vídeos sobre capoeira e cultura afro-brasileira.

Acima das rixas e embates entre praticantes da capoeira angola e regional, Frede circulava com desenvoltura entre todos os mestres. Muitos deles – Pastinha, Bimba, João Pequeno, Canjiquinha, Waldemar, Caiçara e Cobrinha Verde devem a Frede Abreu o registro das suas memórias em livros como Capoeiras: Bahia Século XIX; Bimba é bamba: Capoeira no Ringue; Pastinha: Cobrinha Verde; Mestre Canjiquinha; O Barracão do Mestre Waldemar; Macaco Beleza; e o Massacre do Taboão. Quando fui fazer o documentário “Artes da Capoeira”, na TV Educativa da Bahia, procurei imediatamente Frede Abreu, que participou intensamente da produção.

Foi enorme o prazer de trabalhar com uma pessoa que tinha enorme intimidade com a história e os meandros, seguindo sua orientação reunimos uma plêiade de pessoas marcantes em algumas rodas de conversas, comandadas pelo próprio Frede Abreu, que redundou num programa televisivo altamente instrutivo, como pode ser conferido aqui: http://www.irdeb.ba.gov.br/tve/catalogo/media/view/102.

Nas últimas década, Frede Abreu tornou-se referencia internacional no assunto, tendo sido o consultor do inventário que levou ao registro da capoeira como patrimônio cultural brasileiro, em 2008. Trabalhou no Projeto Axé e ajudou, inclusive financeiramente, na preservação de muitos grupos de capoeira. Natural de Salvador, Frede Abreu morreu no Hospital Português, vítima de infecção generalizada produzida a partir de uma hepatite C.

O barracao

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: