A luta do Quilombo Brejo dos Crioulos

20/07/2013

Por Alexandre Gonçalves, Articulação Popular São Francisco Vivo

As famílias remanescentes de quilombolas do Brejo dos Crioulos, localizado entre os municípios de São João da Ponte, Varzelândia e Verdelândia no norte de Minas, ganha apoio na luta pelo Território e na Libertação das Lideranças Encarceradas.

Nesta semana o advogado popular Roberto Rainha, da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos, reuniu-se com representantes da Comissão Pastoral da Terra de Minas Gerais e com os Quilombolas de Brejo dos Crioulos – região Norte de Minas Gerais.

A Rede Social, que já participou de atividades ligadas à luta dos Quilombolas em Minas Gerais, irá contribuir com a luta da comunidade de Brejo dos Crioulos, que vive um difícil momento, com 4 lideranças presas há 10 meses.

Roberto Rainha e o advogado Élcio Pacheco, juntamente com representantes da CPT, visitaram os 4 quilombolas presos em São João da Ponte e, posteriormente, reuniram-se com a comunidade Quilombola. Visitaram as áreas retomadas, onde os Quilombolas produzem feijão, hortaliças, rapadura, entre outros. Ainda, conheceram as iniciativas de organização da educação, saúde e alfabetização de adultos.

A manutenção da prisão dos 4 Quilombolas é um desrespeito aos direitos dessas pessoas e mostra que a justiça nesse país sempre posiciona-se ao lado dos opressores.

A comunidade continua na luta pela liberdade dos Quilombolas, e denunciam as injustiças e perseguições aos negros que lutam pelos seus direitos.

O decreto de desapropriação do território Brejo dos Crioulos vai completar 2 anos em setembro e o INCRA até hoje ajuizou apenas 4 fazendas. Morosidade. As promessas ainda não saíram do papel.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: