Quilombolas baianos se unem em apoio ao Rio dos Macacos

08/02/2014

Quilombolas Encontro Esc Pq

Por Jackson Sousa

Salvador sediou neste sábado (8) o Encontro das Associações e Comunidades Quilombolas do Estado da Bahia, na Escola Parque, Caixa D’Água. O evento contoo com mais de 500 lideranças quilombolas de 11 macro regiões do estado, para debater políticas públicas para esses quilombos e reforçar apoio à comunidade Rio dos Macacos.

O caso Rio dos Macacos é emblemático e apresenta desafios para a efetivação das políticas quilombolas e do direito à terra. A comunidade quilombola vive delicado conflito com a Marinha do Brasil, situação que já foi denunciada, inclusive, pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, devido a forma como o quilombo é tratado pelos militares.

Na ocasião, o movimento quilombola da Bahia redigiu e aprovou documento de apoio à comunidade, cobrando do poder público uma posição emergencial para resolução do problema. O documento será encaminhado ao governo federal. A Bahia possui 494 comunidades quilombolas certificadas, segundo dados da Fundação Palmares, mas apenas três tituladas: Rio das Rãs (Bom Jesus da Lapa), Mangal/Barro Vermelho (Sítio do Mato), e Barra, Bananal e Riacho das Pedras (Rio das Contas).

No Brasil, o número desses quilombos certificados chega a 2.185. O ato, organização pelo Conselho Estadual das Comunidades Quilombolas, contou  com a presença de Elias Sampaio, Secretário Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Luiza Bairros, Ministra da Secretaria de Promoção de Políticas de Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir), Hilton Cobra, presidente da Fundação Palmares e com o presidente da Frente Parlamentar pela Igualdade Racial e em Defesa dos Quilombolas, da Câmara, deputado federal Luiz Alberto (PT/BA).  (Aratu Online)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: