Circo

_____________________________________

Curso de Palhaço com Alexandre Casali
_____________________________________

19/04/2011

Alexandre Casali, o Biancorino, manda notícias da Chapada Diamantina, onde está morando. Diz que está feliz da vida, espalhaçando arte pelo  interior, mas avisa que em maio e junho volta a invadir Salvador. Vem  com seu 26º Curso Intensivo de Pesquisa e Iniciações na Arte do Palhaço, de 14 de maio a 19 de junho, aos sábados e domingos, das 9 às 16 horas, com carga horária de 56 horas líquidas e investimento de R$ divisíveis em duas vezes. Avisa que as inscrições e informações podem ser feitas e obtidas pelos telefones: 8800-4037 ou 9293-5190 (Suzana)

Progama:
-Iniciações de bufão  Branco e Augusto.
-Jogos cênicos na intenção de trabalhar foco/presença cênica / Irradiação e dilatação energética.
– Construção e aperfeiçoamento do palhaço-pessoal.
-Introdução à pesquisa de um palhaço pessoal

O curso é destinado a pessoas iniciadas ou não nas artes cênicas e na arte do palhaço;
Ou seja: artistas, medicos, advogados, psicólogos, policiais, buscadores…
Ou …qualquer pessoa que esteja com vontade de criar e aprofundar a construção do seu palhaço pessoal; ou se aperfeiçoar cenicamente; ou ainda se reciclar para ver a vida atravéz dos olhos do palhaço .
E conclui sua missiva com seguinte proposta:
Se gostam de mim espalha pra que você ama. Se não gosta, pode se vingar de alguém…
Mas ajuda este palhaço a divulgar este curso de arte orgânica…

E detalha sua proposta com o curso:
Laboratórios e jogos coletivos e individuais para descobrir o próprio corpo como instrumento de diálogo com os outros e com o mundo, analisando diferenças e singularidades. Aceitação desse corpo, potencialização e composição para uma pesquisa na arte do palhaço.
Através de jogos de concentração, presença, Irradiação energética, consciência do corpo, ritmo e foco faremos uma busca pessoal ao estado de prazer e consciência de um palhaço orgânico.
O Curso Intensivo de Pesquisa e iniciações na Arte  do Palhaço é baseada no principio de que o  palhaço-ator-performer se mantém num altíssimo nível de energia física, mental e emocional, que podem ser ativadas de diferentes formas.
Mas como mantê-las por mais de uma hora ininterrupta, mesmo quando somos os protagonistas?
E quando somos figurantes??? Como nos manter acesos em presença?
Percebendo que a potencialidade de um artista é diretamente vinculada à cosnciência de sua responsabilidade energética, introduzimos o pesquisador na utilização do próprio corpo como ferramenta e ancora para o precioso estado de consciência que é o ” Estar Presente”.
Logo a partir de danças circulares sagradas, jogos( vivenciados na infância e adolescência), exercícios de escuta,  técnicas de teatro físico e  máscara, e exercícios de coordenação motora; o curso busca a conscientização  de reações e reflexos naturais do próprio corpo. Assim é  introduzido a ótica de um Artista -Pesquisador que através de workshops, cursos e experiências cênicas  acumula um imenso repertório físico,  que  serão as células cômicas pessoais que irão compor o seu palhaço pessoal.
Neste caso,  oferecemos a oportunidade do artista vivenciar um estado de  prazer , dilatação e disponibilidade energética para o jogo, para as relações em cena e para a improvisação, conquistados através de escolha da cosnciência ,feita a cada instante.
Utilizando as noções estética e éticas que compõe a sociedade, será levantado a analise do que é risível e do que é ridículo.Que por fim, será introduzido junto às ideologias da Palhaçaria, que visam a auto denuncia da falha trágica que cada individuo carrega em sua história pessoal para produzir, ou provocar o Riso : – O maior premio cênico de um palhaço!  Atingindo assim um nível de generosidade, sinceridade e receptividade aos estímulos da platéia, do parceiro cênico e do próprio mundo.
__________________________________________________________________________________________________

Picolino divulga resultado de audição
____________________________________________________________

Os 12 selecionados  se juntam aos 12 já escolhidos e formam o elenco  de Guerreiro, espetáculo sobre Gláuber Rocha que será remontado após reestrturação da companhia, proporcionada pelo prêmio Petrobras Cultural .   No vídeo, primeira edição de Guerreiro, em 2011.

Os aprovados: Ana Cláudia Gonçalves, Andréia Ferreira, Clóvis Hernan Aranquiz, Daniela Leal Barreto, , Erivaldo Santos de Souza, Evelin Baldoino Franca, Iuri Benício, Jaciane Dias Silva, Jana Serrat, José Carlos Dias Ferreira, Luana Castro, Rogério Campelo Gomes dos Santos e Washington Pereira de Matos. Saiba mais no    Blog da Picolino

________________________________________________

Picolino escolhe elenco do espetáculo Guerreiro

15/04/2011


A Associação Picolino deu inicio hoje ao Projeto Guerreiro, contemplado pelo Prêmio Petrobrás Cultural.Durante dois anos, a Cia Picolino será estruturada e remontará o espetáculo Guerriero (video), uma homenagem ao cineasta baiano Glauber Rocha, que será apresentado em Salvador, RIo e São Paulo. 16 candidatos disputaram hoje as últimas 12 vagas do elenco, que terá 24 integrantes, sob a direção de Anselmo Serrat. Saiba mais no Blog da Picolino.

_____________________________________________________________

Picolino vence concurso para se estruturar como empresa social

12/04/2011

Anselmo Serrat e Márcia Ogava recebem hoje em São Paulo pela  Cia Picolino de Artes do Circo o prêmio do Segundo Concurso de Atividades Empresariais Sociais no Brasil, promovido pela NEEsT, uma organização internacional de apoio a organizações da sociedade civil, cujo lema é Sustainability. Not Charity.

Na linha da sustentabilidade e não da caridade, a NESsT vai repassar U$ 15 mil para a Picolino se estruturar como empresa social, amparada por um plano de negócio  elaborado  e orientado no primiro ano do concurso e que resultou na premiação da empresa baiana, uma das seis selecionadas dentre 17  participantes. Além da grana, a organização vai assessorar a Cia Picolino por até três anos e incluir a empresa baiana no seu portfólio. Saiba mais aqui.

___________________________________

Em memória de Ramiro

08/04/2011


Mussoto, no festival, em 2007.
Foto: Bernard  Snyder

De HOJE a domingo a Orla da Ribeira vai ser  território livre para o encontro do público com  músicos, mímicos, acrobatas, marionetes, palhaços, artistas plásticos da Bahia, do Brasil e de outros nove países.

O sétimo Festival Internacional de Artistas de Rua começa às 20 horas e é dedicado à memória do artista argentino-baiano Ramiro Musotto.

Saiba mais sobre Ramiro Musotto, por Juan Trasmonte  aqui aqui .

Depois de Salvador, a trupe segue para Sobradinho, no dia 12 e Paulo Afonso, onde se apresenta nos dias 14, 15 e 16.
Veja aqui a programação: http://www.festivalderua.com/programacao.html

_______________________________

Gran Circo Fulanas, sob alguma lona na RMS

06/04/2011

A gigante Nana Portp e a anã Luana Serrat

As garotas da Fulanas Cia de Circo estão de volta. Formado pelas egressas da Escola Picolino de Artes do Circo Luana Serrat, Bia Simões, Nana Porto, Nina Porto,  Carol Guedes e Carine Gomes, o grupo foi contemplado pelo  edital Fura-Fura de Apoio às Artes Circenses.
Serão 9 apresentações, nos dias 3, 6 e 10 de maio, em sessões matutinas e vespertinas para escolas, e noturnas para o público em geral, em circos itinerantes que estejam armados na RMS no próximo mês.
As Fulanas apresentam um espetáculo que mescla circo tradicional com o contemporâneo. Tem número do anão, do atirador de facas, da corda indiana, do palhaço tudo no clima dos antigos espetáculos, com direção de Verônica Tamaoki, uma das fundadoras da Picolino.

O espetáculo tem direção musical de Cássio Nobre,  participação especial do músico Wilton Batata e produção da Cadena Produções Circenses.

___________________________________________________
Panis et circenses, por Muller Monga traz notícias de lonas e picadeiros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: